Terceiro Festival de Teatro de Gurupi está com inscrições abertas

A Companhia de Teatro Sorria Meu Bem selecionará grupos para apresentação no evento que acontece em outubro.

Grupos já podem se inscrever
Descrição: Grupos já podem se inscrever Crédito: Divulgação

 

 

Previsto para acontecer em outubro, o 3º  Festival Nacional de Teatro de Gurupi (Encenarte) inicia sua pré-produção selecionando os grupos do Tocantins e de outros estados, interessados em se apresentar durante um dos cinco dias de evento. Ao todo estão previstas dez apresentações teatrais, sendo cinco apresentações de grupos do Tocantins e cinco de grupos nacionais.

Os grupos tem até o dia  15 de maio para se inscreverem  solicitando via e-mail: cicera-selma@bol.com.br sua ficha de inscrição. Logo após isso a Companhia de Teatro responde o interessado enviando ficha de inscrição e informações mais detalhadas para que assim todas as dúvidas sejam sanadas.

O evento que é promovido pela Companhia de Teatro “Sorria Meu Bem” desde 2011, nesta terceira edição de acordo com presidente da Companhia Thomas Batista promete muitas novidades para fortalecer os laços entre comunidade e artistas regionais e promover em Gurupi o intercambio de varias peças entre grupos do Tocantins e nacionais, tornando assim o município referência no calendário de grandes eventos do gênero.

De acordo com Thomas Batista das novidades adiantadas ele afirma que desta vez busca realizar um evento mais eclético e diversificado, onde formas e linguagens cênicas como o teatro de bonecos, de sombras,  de rua, enfim todos os tipos de fazer teatral, baseado em pesquisas, serão escolhidos para que o festival se torne  mais rico culturalmente.

 

Mais novidades

 

Outra novidade apontada por Batista é que esta sendo elaborada por técnicos que trabalham com teatro em Goiás, um espaço apropriado para o evento, já que a cidade não conta com um teatro. Neste caso uma espécie de “teatrão” ao ar livre será montado de forma que atenda as necessidades técnicas dos grupos com todos os recursos próprios para as apresentações teatrais.

Lembrando que no ano anterior devido poucos recursos de espaços para o evento este teve que ser improvisado em uma garagem da faculdade local que arcou com estrutura disponibilizada. “Sofremos muito com a falta de um teatro e na época não foi viável adquirir uma estrutura melhor devido faltar técnicos e empresas na cidade que atendesse o que era preciso,  mais desta vez a estrutura já esta sendo pleiteada para garantir a melhor qualidade das peças e conforto dos grupos", argumentou Thomas.

 

Batista recorda que no ano passado o evento deixou de trazer vários grupos por não ter condições de oferecer uma estrutura adequada, frustrando assim o sonho do grupo em  ver produções dos mais diferentes estilos serem prejudicadas pela falta de capacidade da cidade em receber um evento deste porte. 

Ressaltando que para mudar esta realidade a Companhia pleiteia recursos junto a lei de incentivo (Lei Rouanet) para montagem do que ele  chama de “teatrão” , ou seja uma estrutura em formato de teatro italiano que faça o público se  sentir dentro de um teatro de verdade com todo conforto que este possa oferecer.

 

Para finalizar Thomas ele explica que os grupos receberam um cachê pela apresentação, transporte, alimentação, hospedagem e os interessados deverão enviar e-mail com a  proposta da peça contendo: síntese, fotos, vídeos (opcional) currículo da peça, equipe de artistas, necessidades técnicas, não podendo os grupos ultrapassar o limite maximo de 8 pessoas na peça. Todas essas informações serão enviadas aos grupos que solicitar via e-mail sua ficha.

 

O que: 3º ENCENARTE- Festival Nacional de Teatro de Gurupi

Quando: Outubro de 2013.

Onde: Gurupi.

Informações: 8415-3878- 9229-4562- Thomas Batista

 

Comentários (0)