Aumento de IPTU em Palmeirópolis confunde moradores: secretário nega reajuste

Moradores receberam boleto do IPTU com reajuste de 400% em relação ao valor pago no ano passado. Secretário diz que houve erro no sistema e reajuste do imposto foi suspenso pela Câmara...

Moradores do município de Palmeirópolis relataram ao T1 Notícias um “aumento abusivo do IPTU” deste ano na cidade. Segundo relatos dos moradores, um contribuinte que pagou R$ 130 de IPTU no ano passado, recebeu este ano um boleto de R$ 560, um aumento exorbitante de mais de 400%.

O T1 Notícias apurou que a Câmara de Vereadores da cidade aprovou, no ano passado, um reajuste de 40% na tabela de valores, no entanto o boleto enviado pela Prefeitura trazia um aumento muito superior.

Conforme o secretário de Finanças de Palmeirópolis, Adenis Rodrigues da Silva, disse ao T1 Notícias na manhã desta quarta-feira, 16, houve um erro no sistema que gerou os boletos e, imediatamente após constatar o problema, a Prefeitura suspendeu a distribuição dos carnês e comunicou aos moradores, que já haviam recebido o boleto, de que não era para ser efetuado aquele pagamento.

Quando a Prefeitura foi emitir os boletos com o valor correto, com o aumento de 40% aprovado pelos vereadores, a Câmara revogou a lei e o reajuste foi suspenso. Portanto, os carnês de IPTU válidos, que devem ser quitados pela comunidade, tem valor igual ao pago no ano passado, sem nenhum aumento.

No entanto, o secretário explicou que, quando a Câmara aprovou o aumento, a Prefeitura fez um levantamento em todos os imóveis do município e foram constatadas algumas alterações em determinados imóveis.

“Por exemplo, tinha contribuinte que pagava imposto de lote vago, mas nós constatamos que há casa construída no local. Então ele deve pagar o IPTU proporcional à residência. Nesse caso, o morador estava pagando o imposto mais barato indevidamente, porque não comunicou a Prefeitura da construção, não chegou a pedir nem o alvará para a construção”, relatou Adenis Silva.

O secretário exemplificou ainda outra situação em que o boleto ficou mais caro: “o morador pagava IPTU de uma casa de 100m², mas no levantamento do ano passado nós constatamos que a casa tem 150m². Então o IPTU dele foi reajustado de acordo com o valor venal do imóvel”.

“Não é aumento do IPTU em si, é valorização do imóvel”, declarou o secretário de Finanças afirmando que não há reajuste vigente pela Prefeitura de Palmeirópolis.

 

Comentários (0)