Com salários atrasados, prefeitura de Araguatins investe em Carnaval parcelado

Servidores do município de Araguatins reclamam de salários e 13º atrasados. Prefeitura alega que motivo seria falta de recursos, no entanto, cidade terá carnaval de cerca de R$ 140 mil

Indignados com os atrasos em salários e no 13º, servidores do município de Araguatins denunciaram que, mesmo alegando falta de recursos, a prefeitura está investindo em carnaval na cidade. O secretário da Administração do município, Josenildo Marques Amado afirmou ao Portal T1 Notícias que os custos com estrutura e bandas podem chegar a R$ 140 mil.

 

Os servidores questionam o fato de a prefeitura não ter dinheiro para cumprir a folha de pagamento e, no entanto, promover festa de carnaval. Além dos salários e do décimo, os empréstimos consignados dos servidores estariam sendo descontados em contracheques, mas supostamente não estariam sendo repassados ao banco, causando a negativação dos nomes junto ao Serasa.

 

“Não entendemos como não há dinheiro para honrar a folha de pagamento, mas há dinheiro para festas”, afirmou um servidor que entrou em contato com o Portal T1, mas pediu para não ser identificado, segundo ele, “por medo de represálias”.

 

O servidor cobrou ainda respostas dos órgãos de fiscalização sobre o caso. “Estamos todos indignados com o descaso total e absoluto da atual gestão com os servidores. E o pior de tudo, é que vemos tudo isso acontecer, e acompanhar a total inoperância das instituições responsáveis por fiscalizar tais fatos e cobrar respostas, como o Legislativo”, afirmou.

 

O secretário da Administração admitiu que o problema com os pagamentos dos servidores da saúde existem, mas disse que “o problema maior são com os servidores do hospitais, devido a falta de repasses do Estado” e não com todos os funcionários da saúde.

 

Josenildo Marques afirmou que a situação está sendo acompanhada pelo secretário da Saúde, Rafael Dias Matos Araújo, que teria se reunido com os servidores. Segundo Marques, a Secretaria de Saúde do município tem gestão própria de recursos.

 

Carnaval Parcelado

Ao T1, Marques informou que a prefeitura contratou uma empresa para realizar a festa de Carnaval e que os custos com estrutura e bandas serão parcelados.

 

Contradizendo a falta de recursos, o secretário afirmou que “a prefeitura está organizando o carnaval com recursos próprios e contratou uma empresa para pagar de forma parcelada”.

 

Alguns funcionários já procuraram a promotoria do Ministério Público no município para formalizar uma denúncia contra a gestão. "O jogo de favorecimento é muito claro por aqui. Se você tem uma boa relação com a gestão, você tem certos privilégios e regalias, inclusive de poder antecipar o recebimento do seu décimo via prefeitura" afirmou um servidor que entrou em contato com o T1.

 

Portal T1 Notícias tentou entrar em contato com o prefeito do município, Lindomar Lisboa Madalena, e com o secretário da Saúde, no entanto os telefones não foram atendidos. O espaço continua aberto aos gestores.

 

O Ministério Público se pronunciou e informou ao T1 Notícias por meio de nota, que o promotor de justiça Décio Gueirado Júnior iniciou procedimentos sobre a quitação das verbas de 13º salário, por meio de um inquérito civil e quanto ao carnaval, foi expedido ofício ao prefeito recomendando que não se realize o evento, sob pena de posteriores medidas cíveis

 

Confira a nota na íntegra:

 

Sobre a demanda solicitada, informamos que o Promotor de Justiça Décio Gueirado Júnior os servidores municipais trouxeram a demanda ao Ministério Público, que iniciou procedimentos sobre a quitação das verbas de 13º salário, por meio de um inquérito civil.

Quanto à realização das festividades do carnaval, foi expedido ofício ao Prefeito, pontuando pela recomendação de não se realizar o evento, sob pena de posteriores medidas cíveis, eis que ações prioritárias não foram cumpridas.

 

(Atualizada às 17:35, do dia 4 de fevereiro de 2016)

Comentários (0)