Comerciantes da Av. JK protestam e município anuncia mudanças no estacionamento

Conforme anunciado na semana passada, os comerciantes protestaram no início desta manhã e fecharam a Avenida JK. Com a mobilização, a Cidade de Palmas divulgou mudanças no estacionamento rotativo

Comerciantes protestam na Avenida JK, em Palmas
Descrição: Comerciantes protestam na Avenida JK, em Palmas Crédito: Bonifácio/T1Notícias

Comerciantes das quadras 104 Sul e 104 Norte fecharam os dois sentidos da Avenida JK e pleno horário de pico, na início da manhã desta quarta-feira, 29. A manifestação, anunciada desde a semana passada, reivindica mudanças no modelo do estacionamento rotativo, como tolerância mínima. 

 

Vestidos de preto, os manifestantes fecharam algumas lojas e questionaram: “Cadê você secretário? O estacionamento é nosso, é do povo de Palmas. Governador venha para cá. Do jeito que está não dá”. Em alusão ao baixo movimento do comércio, e ao vazio em que a avenida ficou com o protesto, os comerciantes gritavam: "A JK Morreu"!.

 

Após alguns minutos de manifestação, comerciantes disseram que carros da Prefeitura retiraram algumas faixas, o que deixou os manifestantes revoltados: “Essa manifestação é pública e legítima, e nós avisamos por meio de ofício. Não estamos fazendo nada de ilegal, queremos o diálogo, mas cadê diálogo? A Prefeitura não quer”.

 

O comerciante Joaquim Roberto Maia, que estava no protesto, fechou parcialmente sua loja para participar. “Precisamos adequar as condições do estacionamento, estas são abusivas e impossíveis de praticar. O cliente reclama e vai em outros [lugares] onde não tem estacionamento cobrado”, disse ele.

 

José Pereira do Lago, também comerciante, explicou que “não somos contra o estacionamento, não somos a favor é desse preço exorbitante. E os funcionários não tem preparo”, afirmou se referindo aos agentes da Blue/Infosolo.

 

Outro comerciante, José da Cruz, afirmou que as vendas caíram cerca de 50% desde o início da cobrança do estacionamento. “Esse preço é abusivo, o consumidor não consegue pagar, e as vendas caíram muito, em cerca de 50%”, criticou.

 

O usuário Rafael Brioli, que utilizava o estacionamento na hora da manifestação, disse que é a favor do novo sistema. “Sou a favor, acho que melhorou, mas respeito a manifestação dos comerciantes”.

 

Prefeitura isenta cobrança aos sábados e anuncia outras mudanças

Logo após o início do protesto, a Prefeitura de Palmas divulgou algumas alterações no estacionamento rotativo. As mudanças atendem parcialmente as reivindicações dos comerciantes do Centro da Capital. Segundo material da Secretaria de Comunicação do município, dentre as principais alterações que serão feitas está a isenção de cobrança de tarifa aos sábados por 120 dias, que era uma das demandas dos empresários.

 

Nesse mesmo período, 120 dias, a empresa deve acrescentar totens (parquímetros) que permitirão o pagamento com cédulas, moedas ou cartões de débito e crédito. Para complementar o sistema digital, serão disponibilizados para vendas em pontos credenciados até 01/06/2015 bilhetes ou cartões em papel correspondente à regularização das vagas. O sistema substituirá o pagamento em espécie aos agentes de estacionamento.

Ainda está previsto um bônus de duas horas para todos os usuários e novos cadastrados via Smartphone e a isenção de cobrança nas vagas de carga e descarga pelo período de duas horas. Esse último item era solicitado pelos comerciantes.

 

O superintendente de Transporte, Marcelo Alves, adianta que o condutor que ultrapassar o limite de tempo isento deve regularizar a situação via aplicativo ou junto aos agentes.

 

O pedido de tolerância mínima de 30 minutos não foi atendido. A alteração feita foi na cobrança mínima que passará de 30 para 15 minutos, custando R$ 0,50 para carros e R$ 0,38 para motos.

 

Leia também:

PV se solidariza com comerciantes da JK por revisão do sistema de estacionamento

Comentários (0)