Mais de 100 mil imóveis e 12 mil estabelecimentos da Capital serão mapeados

O cadastro fornece informações sobre os imóveis, identificando o tamanho da área edificada e o padrão da edificação e, para estabelecimentos, as atividades exercidas e o tamanho da área utilizada

Secretário Cláudio Schüller explica cadastro
Descrição: Secretário Cláudio Schüller explica cadastro Crédito: Divulgação

O cadastro georreferenciado dos imóveis e dos estabelecimentos com atividades econômico-sociais de Palmas será realizado, segundo a Secretaria de Finanças do Município (Sefin), ainda este ano. O cadastro abrangerá mais de 100 mil imóveis e 12 mil estabelecimentos da Capital.

 

Em entrevista ao T1, o secretário de Finanças, Cláudio Schüller, informou que Palmas possui um cadastro realizado ainda entre os anos de 2004 a 2006, e que de lá para cá a cidade cresceu consideravelmente. “O cadastro que temos hoje e que usamos de base está desatualizado. Temos uma grande área construída que não está mapeada. Todos esses dados serão coletados através de fotos áreas, visitas in loco e serão convertidos em um banco de informações que estará disponível para todos no portal da Prefeitura”, explica Schüller.

 

O cadastro fornece à gestão do município e à população informações sobre os imóveis, identificando o tamanho da área edificada e o padrão da edificação e, para os estabelecimentos, as atividades exercidas e o tamanho da área utilizada. “Essas informações servem para inúmeras aplicações, nas áreas da educação, saúde, infraestrutura urbana, desenvolvimento social, melhorando a qualidade dos nossos dados e permitindo decisões com maior nível de precisão”.

 

Segundo o secretário, os dados permitirão ainda uma revisão no IPTU de alguns imóveis. “Temos imóveis que foram modificados, que tiveram edificações construídas, outros que deixaram de ter edificações, e isso também será revisado”, explica Shüller.

 

A licitação para execução dos serviços (concorrência nº 10/2015) está publicada no Portal da Transparência do Município, com abertura prevista para o dia 29 de julho, com valor estimado de R$ 13.924.243,87.

 

O cadastro georreferenciado está sendo financiado com recursos do Programa de Modernização da Administração Tributária (PMAT) do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).

 

Comentários (0)