Morador represa água do Córrego Tiúba ilegalmente e é notificado pela GMP

No local, cerca de 150 sacos de areia foram colocados ilegalmente no córrego, no intuito de represar a água, configurando infração ambiental.

GMP flagra crime ambiental em Palmas
Descrição: GMP flagra crime ambiental em Palmas Crédito: Secom Palmas

Após denúncia feita por moradores referente à mortandade de peixes à beira do córrego Tiúba, em Palmas, a Guarda Metropolitana (GMP), juntamente com técnicos da Fundação Municipal de Meio Ambiente (FMA), visitaram a Área Pública Municipal (APM) do Tiúba, localizada na região Sul do plano diretor, na tarde desta segunda-feira, 27, e flagraram uma barreira de contenção, feita pelo proprietário de uma chácara.

 

No local, cerca de 150 sacos de areia foram colocados ilegalmente no córrego, com o intuito de represar a água, configurando infração ambiental. No momento do flagrante o morador mergulhava no local, com familiares, utilizando 

o espaço represado como uma piscina natural particular. O proprietário foi autuado e notificado, e poderá pagar multa que varia de R$ 5 mil a R$ 50 milhões. A água foi coletada para análise e, após resultado, será definida a penalidade da infração.

 

Segundo o biólogo da FMA, Marcelo da Gama, a contenção pode diminuir o nível de oxigênio da água, provocando a mortandade dos peixes. “Essa barreira diminui o fluxo de água, impedindo que os peixes possam subir e descer o córrego, influenciando na procriação, além de diminuir o nível de oxigênio da água, o que causa a morte das espécies”, disse.

 

Ainda de acordo com o gerente de Fiscalização Ambiental da FMA, Antônio Neto, blitze são realizadas diariamente, em parceria com equipe da Divisão Ambiental da GMP. Poluição de córregos e riachos, desmatamento, queimadas e construção em Área de Preservação Ambiental (APA) são as infrações mais cometidas.

 

A GMP orienta que a população pode colaborar com a fiscalização, por meio de denúncia através dos telefones 190 ou 153.

 

(Com informações da Secom Palmas)

 

 

Comentários (0)