Parque Cesamar reabre dia 19 com chafariz, academias e espaço baby

A reforma do parque deve ser concluída nos próximos dias. Local contará com novidades, como espaço coberto para crianças de até 5 anos e que ficarão acompanhadas de monitores da Semed.

Marcílio Ávila se diz orgulhoso pelas obras
Descrição: Marcílio Ávila se diz orgulhoso pelas obras Crédito: Bonifácio/T1Noticias

Fechado desde o ano passado para reforma, o Parque Cesamar será devolvido para utilização da comunidade, no próximo dia 19, pela Cidade de Palmas, com novos aparelhos públicos e um conceito que valoriza a prática de esporte e a integração de atividades voltadas para o lazer da família.

 

Em visita ao parque, em obras, o secretário de Infraestrutura e Serviços Públicos, Marcílio Ávila, mostrou à equipe do T1 Notícias as novidades: pista para prática de bicicross; área para prática de artes marciais; Espaço Baby com alambrado; dois parques infantis; e duas academias, uma voltada para a terceira idade e outra, completa, em aço inox, para o público mais jovem.

 

O parque será entregue aos cuidados e supervisão da Fundesportes, cuja sede fica dentro da área, assim como a da Fundação Cultural.

 

“Aqui só adquirimos mesmo a parte elétrica, que inclui casa de máquinas e iluminação do chafariz que ficará dentro do lago, com material de primeira linha”, explicou o secretário.

 

Na área baixa do parque, que estava praticamente sem uso, antes da reforma, os equipamentos da nova academia - que inclui barras de peso para prática de halterofilismo – já foram entregues e aguardam montagem. “Aqui vamos instalar um armário para guardar os equipamentos e a Fundesportes deve disponibilizar um monitor”, adiantou Ávila.

 

Espaço Baby facilitará vida dos pais

Os pais e mães que desejarem fazer suas atividades físicas vão contar com um Espaço Baby, coberto e com alambrado, para crianças de 1 a 5 anos, a ser monitorado por profissionais da Secretaria da Educação (Semed). “Aqui as crianças terão acompanhamento enquanto os pais fazem suas atividades físicas”, conta o secretário.

 

Logo ao lado, um parquinho disponibiliza brinquedos para crianças mais velhas.

 

Pedalinho de cisnes

Uma empresa terceirizada colocará a disposição dos visitantes um jogo de pedalinhos, com Cisnes, para quem desejar ter acesso ao lago. Este, completamente desassoreado e com as paredes de sustentação reforçadas. “Esta parte foi o que mais demorou e nos deu trabalho. Toneladas de material foram retiradas daqui”, relembra o secretário.

 

No corte de terreno que dá acesso ao lago, a Prefeitura mandou fazer ondulações e refez todo o gramado para permitir que os visitantes apreciem a vista do lago, façam piqueniques, ou leituras, com mais facilidade de acesso.

 

“Também refizemos acessos e fizemos novas calçadas em bloquetes por toda área de trilhas e acesso ao parque”, mostra Marcílio Ávila.

Uma força tarefa será acionada no final de semana para pintura de meio fios, faixas de sinalização e limpeza final do parque Cesamar. Às vésperas do aniversário da cidade, e dentro da programação dos 26 anos, toda a estrutura será entregue pelo prefeito Carlos Amastha.

 

“Temos orgulho de ter feito esta reforma praticamente toda com nossos recursos de pessoal e materiais”, finalizou o secretário.

 

Comentários (0)