População de Aurora sofre com falta de água: cisternas não foram instaladas

A ATS disse que a falta de abastecimento se deu por três interrupções, duas devido a escavações dos próprios moradores. Nenhuma das 360 cisternas do 'Tocantins Sem Sede' foram instaladas ainda

População de Aurora sofre com falta de água
Descrição: População de Aurora sofre com falta de água Crédito: T1 Notícias

A população de Aurora do Tocantins, na região sudeste do Estado, está sofrendo com a constante falta de água no município, que tem o abastecimento sob a responsabilidade da Agência Tocantinense de Saneamento (ATS). A informação é do vereador Gervalino Pereira da Silva, que disse ainda ao T1 Notícias que desde a última sexta-feira, 29, até o domingo, 31, toda a cidade esteve completamente sem fornecimento de água.

 

O prefeito de Aurora, Aloilson Tavares Cardoso, o “Caçula”, comentou que tem buscado uma solução junto a ATS constantemente e as respostas são sempre diferentes, mas enquanto isso a população continua sofrendo com falta de água. “Quase todos os dias ligo no órgão e às vezes eles falam que é a bomba que está queimada, outras vezes falta funcionário”, disse o prefeito.

 

O vereador Gervalino comentou que além da falta de água, as 360 cisternas do programa Tocantins Sem Sede, do Governo do Estado, que foi anunciado em 2013, ainda não foram instaladas. “As famílias da zona rural continuam passando sede, só que agora com as cisternas na porta de casa, pegando sol e perdendo a cor”, criticou.

 

Sobre o Tocantins Sem Sede

O programa Tocantins Sem Sede foi anunciado pelo Governo do Estado em 2013. Na época, de acordo com ATS, seriam implantadas e instaladas, ainda naquele ano, mais de 18 mil cisternas em residências da zona rural de municípios da região Sudeste.

 

ATS justifica sobre falta de água em Aurora

Por meio de nota, a Agência Tocantinense de Saneamento informou que Aurora ficou sem água por três interrupções, sendo que em duas delas foram causadas por escavações feitas pelos moradores e outra por desgaste na válvula da bomba.

 

Ainda segundo a ATS, a bomba já foi trocada e devido a falta de bombeamento no final de semana, alguns bairros das áreas mais altas ficarão com fornecimento limitado nas próximas 48 horas.

 

Com relação às cisternas do programa Tocantins Sem Sede, a Agência disse que as instalações estão previstas para este início de mês de setembro.

 

Confira na integra a nota enviada pela Agência Tocantinense de Saneamento

 

Nota de esclarecimento

A Agência Tocantinense de Saneamento – ATS informa aos consumidores que o serviço de fornecimento de água em Aurora do Tocantins sofreu três interrupções na semana passada. Duas delas devido a vazamentos causados por escavações feitas pelos próprios clientes.

Já a terceira interrupção aconteceu no último sábado, 30, devido ao desgaste na válvula da bomba, a qual já foi substituída.

D diretor de operações da ATS, Edson Matias, entrou em contato com o operador local de Aurora do Tocantins e, após apuração dos fatos, verificou que o abastecimento de água já foi restabelecido. Porém, devido a redução do nível de água no reservatório da cidade, causada pela falta de bombeamento durante o final de semana, o diretor informa que pode faltar água nas partes mais altas da cidade, situação que será resolvida dentro de até 48 horas.

 

Tocantins Sem Sede

A respeito da entrega das cisternas do programa Tocantins sem sede para o município, a ATS informa aos beneficiados que a operação de instalação está prevista para ter início neste mês, seguindo o cronograma estabelecido pelo Governo para toda a região sudeste do Estado.

Para maiores informações orientamos aos consumidores que entrem em contato através do 0800 6464195.

Diretoria de Operações da ATS

Comentários (0)