Prefeitura de Dianópolis suspende certame após denúncias de irregularidades

Entre as denúncias estão gabaritos xerocopiados, pessoas que pagaram inscrição e não tiveram seus nomes entre os inscritos e provas com 40 questões e outras com apenas 13.

Concurso de Dianópolis está suspenso
Descrição: Concurso de Dianópolis está suspenso Crédito: Bonifácio/T1Notícias

A Prefeitura de Dianópolis suspendeu nesta segunda-feira, 15, o concurso público para provimento de 79 vagas do quadro geral, que teve as provas aplicadas neste domingo, 14. De acordo com o Procurador Geral do Município, Felício Cordeiro da Silva, a medida foi adotada pelo prefeito Reges Melo, após denúncias de irregularidades na aplicação das provas.

 

Felício Cordeiro disse que uma Comissão foi formada para apurar as irregularidades e em 15 dias deverá apresentar ao prefeito um relatório, que servirá de base para que o gestor decida pela anulação da prova ou pela sua manutenção. “Não vamos cancelar o concurso, mas caso vejamos a necessidade de anular as provas, vamos relatar ao prefeito”, disse ao T1.

 

Segundo relatos de candidatos do certame, o Instituto de Capacitação e Pesquisa do Tocantins (I-CAP) ofereceu provas com gabaritos xerocopiados, pessoas que haviam pago a inscrição não tiveram seus nomes entre os inscritos, algumas provas estavam com 40 questões e outras com apenas 13, questões apresentavam erros de ortografia e, ainda, pacotes com as provas sem o lacre de segurança.

 

O delegado de Polícia Civil de Dianópolis, Afonso José Azevedo de Lira Filho, disse ao T1 Notícias que, após a prova, cerca de 20 candidatos procuraram a delegacia para relatar as irregularidades, o que ocasionou o registro de diversos Boletins de Ocorrências conjuntos. “Estamos fazendo um levantamento das ocorrências e ainda nesta semana será encaminhado relatório para a Promotoria Cível do Município”, explicou.

 

Câmara de Vereados pede suspensão

O vereador Júnior Trindade protocolou na prefeitura de Dianópolis, na manhã desta segunda-feira, 15, por meio do Ofício n.º178, uma solicitação de providências quanto ao concurso do Quadro Geral do município.

 

No documento, o vereador solicita que suspenda a execução do certame, determinando o cancelamento das provas aplicadas no último domingo, 14, licitando nova empresa para realização do concurso e, para que os candidatos não sofram prejuízos maiores, tenham suas inscrições já deferidas para nova prova.

 

Representante da empresa I-CAP não é encontrado

O Portal tentou contato com a empresa I-CAP nesta segunda-feira, mas o único número disponível é dado como inexistente. O Procurar de Dianópolis, Felício Cordeiro, disse que a empresa garantiu que responderá à Prefeitura nesta terça-feira, 16.

 

A Prefeitura emitiu nota suspendendo as provas e apresentando os membros da comissão

 

NOTA - Prefeitura de Dianópolis

A prefeitura de Dianópolis comunica que o concurso publico realizado no último domingo, dia 14, é de total responsabilidade da empresa ICAP (Instituto de Capacitação e Pesquisa – Tocantins), a empresa que realizou e organizou este concurso foi contratada após vencer processo licitatório e comprovar capacidade para tal.

A saber;

A prefeitura, seus funcionários, concursados ou em comissão, garantindo a lisura do concurso, não acompanha/fiscaliza o local de aplicação de provas, todo este processo é de responsabilidade da empresa contratada.

Contudo;

O prefeito determinou a INSTAURAÇÃO DE SINDICÂNCIA para apurar todas as irregularidades denunciadas, para tanto, o decreto 067/2014 desta segunda-feira 15, SUSPENDE O CONCURSO PÚBLICO até que sejam apuradas as denuncias noticiadas. O mesmo decreto cria comissão responsável pela sindicância, sendo os seus titulares: o Procurador do município DRº FELICIO CORDEIRO DA SILVA, o Secretário de Administração XINOFONTE PEREIRA JÚNIOR DE MELO, vereador BILZAN RODRIGUES DE FRANÇA, e, vereador AMILTON PEREIRA DOS SANTOS.

Quaisquer informações sobre a sindicância e suspensão do concurso poderão ser obtidas diretamente com o procurador do município pelo número (63) 9215-1670.

 

Comentários (0)