Prefeitura de Palmas fecha as portas na 4ª em apoio à paralisação dos municípios

Em todo Estado, 120 prefeitos confirmaram que paralisarão as atividades das prefeituras nesta segunda-feira, 28, em protesto contra a crise financeira gerada principalmente pela queda nos repasses.

Palmas adere ao protesto geral na quarta-feira
Descrição: Palmas adere ao protesto geral na quarta-feira Crédito: Secom Palmas

Na próxima quarta-feira, 30, a Prefeitura de Palmas fechará as portas em apoio ao movimento de paralisação geral das prefeituras, encabeçado pela Associação Tocantinense de Municípios (ATM), que acontece do dia 28, ao dia 2 de outubro. Segundo a prefeitura, a medida não se aplica ao Resolve Palmas e nem aos serviços essenciais que já atuam em caráter de plantão como Samu, Guarda Metropolitana, Agentes de Trânsito, entre outros. Vale ressaltar que a paralisação é somente na quarta, 30, ou seja, nos dias 28 e 29, que antecedem a paralisação e a partir do 1º de outubro, o expediente nos órgãos públicos municipais será normal.

 

Em todo Estado, 120 prefeitos confirmaram que paralisarão as atividades das prefeituras nesta segunda-feira, 28, em protesto contra a crise financeira gerada principalmente pela queda nos repasses. Segundo informações divulgadas pela prefeitura de Palmas, a causa é justa e legítima, uma vez que os cortes no orçamento da União tornam as finanças municipais insustentáveis. Na oportunidade, a prefeitura chama a atenção para a discussão do novo federalismo no qual defende os princípios de autonomia dos governos estaduais e municipais, resultando numa divisão de funções e poderes entre os níveis de governo, de forma a diminuir a dependência financeira da União.

 

“Enquanto essa mudança não acontece, os municípios devem exigir respeito aos repasses uma vez que a falta deles afeta os nossos munícipes. Durante a reunião com as prefeituras que compõem o Consórcio do Lago aprovamos uma moção de apoio ao movimento. Impossível admitir que em tempos de crise, outros poderes atrasem o cumprimento das suas obrigações com os municípios”, ressalta o prefeito Carlos Amastha, citando a reunião do Consórcio do Lago realizada na tarde de sexta, 25, em Palmas.

 

(Com informações da Secom Palmas)

Comentários (0)