Prefeitura divulga localização de radares e nega câmeras escondidas para multar

A Cidade de Palmas negou que exista câmeras escondidas para multar nas ruas e avenidas da Capital e divulgou mapas das regiões onde já estão em funcionamento os monitoramentos eletrônicos

Cidade de Palmas divulga mapas de radares
Descrição: Cidade de Palmas divulga mapas de radares Crédito: Bonifácio/T1Notícias

A cidade de Palmas divulgou nesta quarta-feira, 23, os mapas onde foram instalados radares para controle de velocidades e redução de acidentes e negou informações que circularam nas redes sociais, de que estaria utilizando câmeras escondidas para multar os veículos.

 

Ao Portal T1 Notícias, a Cidade de Palmas informou que está elaborando campanha educativa, cujo foco é disponibilizar aos cidadãos mapa com todos os radares instalados na Cidade.  “A iniciativa pretende consolidar o caráter educativo e preventivo das ações que vêm sendo desempenhadas pela gestão municipal, no âmbito do trânsito e da mobilidade”, informou a gestão.

 

De acordo com levantamento feito pela Secretaria Municipal de Acessibilidade, Mobilidade, Trânsito e Transporte (SMAMTT), somente em 2015, o número de acidentes graves e fatais diminuiu, respectivamente, 41% e 30. O titular da pasta, Christian Zini, disse que o importante é fazer com que a população entenda que a Prefeitura busca salvar vidas.

 

“O intuito da gestão municipal não é punir, mas prevenir acidentes. Cada velocidade estabelecida nas vias é resultado de um estudo técnico, com critérios rigorosos que buscam assegurar um tráfego seguro. O motorista que respeitar essa velocidade vai reduzir consideravelmente o risco de se envolver em acidentes graves ou fatais”, explicou o secretário.

 

Monitoramento por câmeras

Segundo informações da secretaria, na cidade já tem instalados dez pontos de monitoramento, inclusive nas cinco saídas e entradas da Capital, e todas as imagem são transmitidas em tempo real para o centro de controle operacional. O superintendente de trânsito de Palmas, Alexandre Guerreiro disse que o sistema ainda está em fase de implantação, mas isso não impede que as multas já sejam emitidas.

 

“Uma vez sendo identificada a infração e o agente tendo a visualização correta é coletada a imagem da placa do veículo e esse agente já lavra o auto de infração e junto com a notificação, vai para o proprietário a imagem daquela infração cometida”, disse Alexandre Guerreiro.

 

Balanço de 2015

* 1º semestre de 2015

- Número de acidentes graves: 128

- Número de acidentes fatais: 30

* 2º semestre de 2015

- Número de acidentes graves: 75

- Número de acidentes fatais: 21

Comentários (0)