Projeto de joias artesanais é lançado nesta 6ª com livro, videoaula e portfólio

Projeto 7 Joias, contendo livro manual, videoaulas e portfólio será lançado nesta sexta, 24, em Natividade, pelo Mestre Wal. Iniciativa foi contemplada pelo Programa Amazônia Cultural em 2013.

Mestre Wal e Simone, colaboradores do projeto
Descrição: Mestre Wal e Simone, colaboradores do projeto Crédito: Divulgação

A confecção artesanal de joias por ourives nativitanos está registrada pelo Projeto 7 Joias Artesanais de Natividade – Tocantins por Mestre Wal. O projeto, contemplado no Programa Amazônia Cultural, do Ministério da Cultura, contém três produtos: livro manual, videoaulas e portfólio, que serão lançados nesta sexta-feira, 24, às 19h:30, na Casa de Ofícios Lourenço José da Costa, na praça Matriz de Natividade.

 

Conhecido como Mestre Wal, Joaquim Valdeídes Carvalho é o responsável pela transmissão do conhecimento por trás da elaboração das joias. O projeto foi elaborado em conjunto com Simone Câmelo Araújo, que é sua parceira na Ouriversaria Mestre Juvenal, mantida pela Associação Comunitária Cultural de Natividade (Asccuna).

 

Mestre Wal contribui voluntariamente para a formação de jovens aprendizes desde 1996, na cidade, quando a oficina de joias entrou em atividade. “A principal importância é não deixar morrer a nossa arte. Então com este manual, assim como a nossa oficina funciona como escola, o conhecimento vai ficar para o futuro”, afirmou o ourives.

 

Registro

O livro manual e as videoaulas detalham o elaborado processo de confecção de sete joias, escolhidas por serem as mais procuradas pela comunidade nativitana: os pingentes “Coração Nativo”, “Divino” e a “Peixa”; os colares de “Lantejoula” e o “Elo Português”; o brinco “Flor de Maracujá”; e o “Anel Escravo”. Também faz parte do projeto a realização de oficinas.

 

Simone Camelo conta que o risco de perda definitiva do saber e do fazer das tradicionais joias artesanais foi o que motivou a elaboração do projeto. “É uma forma de registrar, de democratizar e fortalecer a troca de conhecimentos e experiências deste patrimônio imaterial, em que se constitui a feitura das nossas joias”.

 

O livro,  “Manual 7 Joias Artesanais”,  destaca o trabalho de uma linhagem de mestres ourives, que como Wal, repassaram o ofício de geração para geração em Natividade. Mestre Wal chamou a atenção para o fato de que, além da transmissão do saber, o projeto é uma alternativa à criação de novas oportunidades de formação e capacitação para os jovens que estão fora do mercado de trabalho.

 

A iniciativa inédita do registro, em texto, vídeo e foto, no Estado do Tocantins, é de grande relevância para a preservação da memória nacional.

 

História

Pessoas de todas as partes procuram conhecer as joias produzidas em Natividade. E o que mais chama a atenção é a delicadeza com o qual as peças são produzidas. A arte da confecção dessas joias é uma herança da colonização portuguesa no Brasil.

 

A técnica rara da filigrana é utilizada em duas das peças contempladas no Projeto 7 Joias: no pingente coração nativo e no brinco flor de maracujá. O ofício atravessou séculos, se enriqueceu com características locais, e tem se mantido pelas mãos dos ourives nativitanos.

 

O evento será aberto ao público, e os exemplares do projeto estarão expostos e posteriormente serão encaminhados para bibliotecas de escolas do Estado para que a comunidade tenha acesso a essa prática que faz parte da nossa história. 

Comentários (0)