Servidores da Educação de Palmas dão início a paralisação de atividades

Algumas escolas já suspenderam as aulas, pais de alunos reclamam que não foram comunicados. Sintet afirma que escolas aderiram convocação da CNTE e Semed diz que dois CMEI’s paralisaram nesta segunda.

Secretário de Educação, Danilo de Melo
Descrição: Secretário de Educação, Danilo de Melo Crédito: Bonifácio/T1Notícias

As paralisações de servidores da Educação de Palmas Iniciaram nesta segunda-feira, 27. Conforme o T1 havia noticiado o manifesto estava previsto para acontecer nessa semana.

 

Na Capital, dois Centros Municipais da Educação (CMEIs) paralisaram suas atividades, aderindo a semana nacional de paralisação dos trabalhadores em educação.

 

O Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Estado (Sintet) disse que a programação de paralisação deve começar nesta terça-feira, 28. O diretor regional do sindicato, Joelson Pereira, explicou que algumas escolas resolveram aderir à paralisação da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE).

 

Os CMEIs Amâncio José de Moraes, localizado na quadra 206 Sul, e Matheus Henrique de Castro dos Santos, localizado na quadra 1.105 Sul, não terão atividades até o dia 30, conforme a convocação da CNTE.

 

Já as demais escolas e ETIs vão paralisar as atividades somente no dia 30. “Das 44 escolas, apenas cinco vão paralisar em três ou quatro dias.  No geral das 72 unidades educacionais, apenas sete aderiram paralisar em mais de um dia” afirmou a Semed.

 

De acordo com o Sintet, todos os profissionais de escolas estaduais foram convocados a participar da programação da paralisação. “O Sintet apoia essas paralisações e as escolas  devem repor os dias em que não houver aula”, afirmou Joelson Pereira.

 

Motivo da paralisação

 

A semana nacional de paralisação dos trabalhadores em educação está sendo organizada pela CNTE. Profissionais da educação em todo país estão sendo convocados a participar da 16ª Semana Nacional em Defesa e Promoção da Educação Pública, e a se mobilizarem em torno da temática: Educação, Trabalho e Democracia.

 

Conforme nota no site da Confederação, a paralisação tem o objetivo de “envolver a comunidade escolar no desenvolvimento dos planos estaduais e municipais de educação, em sintonia com o Plano Nacional de Educação (PNE)”. Segundo o CNTE, haverá debate nas escolas e aulas públicas em praças e ruas.

 

Em nota ao T1 Notícias, a Secretaria Municipal da Educação (Semed) informou que nos dias 28, 29 e 30 as Escolas Municipais Mestre Pacífico Siqueira Campos, Pr. Paulo Leivas Macalão, Thiago Barbosa, Crispim Pereira de Alencar e Estevão de Castro, e as Escolas de Tempo Integral Monsenhor Pedro Pereira Piagem e Caroline Campelo, também paralisarão as atividades.

 

Confira na íntegra a nota da Semed sobre as paralisações:

 

Nota - SEMED

A Secretaria Municipal da Educação (Semed) informa que apenas dois Centros Municipais da Educação (CMEIs) paralisaram suas atividades nesta segunda-feira, 27. São eles o CMEI Amâncio José de Moraes, localizado na quadra 206 Sul, e o Mateus Henrique de Castro dos Santos, localizado na quadra 1.105 Sul. As duas unidades aderiram a paralisação nacional nos dias 27, 28, 29 e 30 deste mês. A decisão do CMEI Amâncio de Moraes foi acordada com a Associação Comunidade Centro de Educação Infantil (ACCI), cuja mesma é representada por pais. Os dois CMEIs comunicaram aos pais na própria unidade e também por meio de avisos afixados no portão da unidade. Já os outros 26 CMEIs da Capital vão paralisar somente no dia 30.

 

Conforme ficou acordado com a Semed, irão paralisar nos dias 28, 29 e 30 de abril, as Escolas Municipais Mestre Pacífico Siqueira Campos, Pr. Paulo Leivas Macalão, Thiago Barbosa, Crispim Pereira de Alencar e Estevão de Castro, e as ETIs Monsenhor Pedro Pereira Piagem e Caroline Campelo. Já as demais escolas e ETIs vão paralisar as atividades somente no dia 30. Das 44 escolas, apenas cinco vão paralisar em três ou quatro dias.  No geral das 72 unidades educacionais, apenas sete aderiram paralisar em mais de um dia.

 

A Semed ressalta que é solidária à luta da classe por melhorias e garantias que dizem respeito, entre outras, às condições de trabalho dos profissionais da educação. Por isso enviou ofício a todas as escolas e CMEIs recomendando que todas comuniquem aos pais sobre os dias de paralisação, como também os cronogramas de reposição de aulas.

 

(Atualizada com correção às 09h32 do dia 28/04)

 

Comentários (0)