Servidores garantem formaturas de parte dos alunos em troca de apoio à causa

Os demais formandos aguardam reunião do Consuni, em que se comprometeram a apoiar causa dos técnicos, para definir se as formaturas acontecerão. Presidente diz que técnicos estão sensibilizados...

Alunos se solidarizam com os técnicos da UFT
Descrição: Alunos se solidarizam com os técnicos da UFT Crédito: Reprodução/facebook

Os técnico-administrativos da Universidade Federal do Tocantis (UFT) se reuniram na tarde desta terça-feira, 15, e fizeram um acordo com os alunos acerca das colações de grau.

De acordo com o documento, os técnicos garantem as formaturas marcadas para os dias 22,23,24 e 25 de abril e os alunos se comprometem a se mobilizarem em prol do apoio à causa da categoria. O documento não deixa claro se as formaturas seguintes serão realizadas, diz apenas que "o comando de greve de Palmas compromete-se a colocar em apreciação na assembleia que ocorrerá na quarta-feira, 23, a proposta de realização das demais formaturas”.

Os alunos se comprometeram a comparecer e apoiar a causa dos técnicos na reunião do Conselho Universitário (Consuni).

Na segunda-feira, 14, após os formandos entrarem com uma representação no Ministério Público Federal (MPF) o órgão se manifestou e emitiu uma recomendação aos técnicos da UFT para que realizassem as solenidades de formatura e encerrassem a paralisação. Foi dada a categoria o prazo de 48 horas para que se manifestassem a respeito.

 

Reivindicações

Em entrevista ao T1 Notícias na manhã desta quarta-feira, 16, o presidente do Sintad, Edi Passos, declarou que o acordo com os alunos veio após ampla discussão e que a realização das próximas formaturas também vai ocorrer após debate com o Conselho Universitário. "Acho que vamos fazer sim porque a categoria está bastante sensibilizada com a causa dos alunos e da mesma forma eles com a nossa", disse.

Sobre a pauta de reivindicações, Edi Passos afirmou que a questão da flexibilidade da carga horária é a principal luta da categoria. Eles querem a redução da carga horária de 40 horas semanais para 30 horas. O presidente justificou que a demanda se dá em razão do atendimento ao público em que a categoria quer mantê-lo em consonância aos turnos de aula.

O presidente do Sindat disse ainda que a Reitoria acordou em atender algumas demandas, mas que isso ainda não aconteceu de fato.

 

Mobilização

Os alunos se mobilizaram e criaram, nas redes sociais, uma campanha com hashtag #MeDeixaFormarUFT. A mobilização ganhou repercussão nas redes sociais, em especial no Facebook, e na mídia local. 

 

Saiba mais:

Estudantes da UFT protocolam representação no MPF pedindo direito de formar

Comentários (0)