Após quase 1 ano doente, mulher com sangramentos consegue tratamento em Teresina

Após esperar quase um ano pela ação do Estado, Leda Galvão conseguiu por conta própria, tratamento em Teresina, no Piauí. Sesau se comprometeu a ajudar com as passagens...

Leda Galvão
Descrição: Leda Galvão Crédito: Arquivo pessoal

Sofrendo com sangramentos nos olhos, nariz, ouvidos e útero há quase um ano, desde que foi internada no Hospital Dona Regina, em 2013, Leda Galvão conseguiu por conta própria, pela segunda vez, uma vaga no Hospital São Marcos, em Teresina, no Piauí, na próxima terça-feira, 2 de setembro, onde vai realizar o tratamento especializado para recuperação de sua saúde.

 

De acordo com Leda, após a reportagem do T1 Notícias, que mostrava seu estado de saúde e a forma como a Secretaria de Estado de Saúde vinha conduzindo a situação, a Hemorrede entrou em contato com ela marcando consulta com outro médico hematologista. “Fui muito bem recebida e eles viram que meus prontuários anteriores estavam sem os documentos que comprovavam meu estado de saúde”, disse ela.

 

Leda disse que, mesmo com os novos exames, o Estado não aceitou os encaminhamentos que já haviam sido emitidos por meio da Lei Orgânica da Saúde n.º 8.080, conhecido por Tratamento Fora de Domicílio (TFD), e a Sesau ofereceu apenas as passagens aéreas de ida e volta para sua viagem a Teresina.

 

O hospital em que Leda conseguiu a vaga é particular e, segundo a Sesau, a política do SUS não permite custear tratamento fora de domicílio em rede privada. “Mesmo com pouco apoio do Estado, tenho esperanças de receber um tratamento digno em Teresina."

 

Apoio da Prefeitura de Palmas

Leda falou que está recebendo apoio do prefeito Carlos Amastha, no tratamento de seus olhos, que por conta do sangramento, houve deslocamento de retina. "Quanto aos meus olhos, passei por alguns exames marcados pela Prefeitura e o oftalmologista disse que preciso urgente de cirurgia. Procurei o secretário de Saúde [de Palmas] com os encaminhamentos, mas não o encontrei ainda. O importante é que a Prefeitura está me ajudando bastante”.

 

Levantando recursos para viagem

Leda explicou que os médicos do hospital em Teresina aceitaram fazer o tratamento sem custo, com a condição de terem a oportunidade de estudar o caso de saúde dela. Mas, como a Secretaria de Saúde custeou apenas as passagens, seus familiares e amigos estão buscando meios de ajudá-la nas despesas adicionais da viagem, prevista para próxima segunda-feira, 1.

 

Para isso, está sendo organizado para o próximo domingo, 31, um bazar beneficente na feira da quadra 307 Norte, a partir das 08h da manhã. Para quem se interessar em ajudar de outra forma pode ligar no telefone: (63) 8116-3606.

 

Sesau oferece passagens e diz que continua buscando vaga pelo SUS

A Sesau informou ao T1 que a paciente Leda Galvão está sendo acompanhada por dois médicos hematologistas no ambulatório da Hemorrede de Palmas, onde foram realizados vários exames, tanto no HGP quanto no ambulatório, mas sem quadro clínico conclusivo.

 

Ainda conforme a Secretaria, diferente do que foi informado, a paciente está cadastrada na Central Nacional de Regulação do Ministério da Saúde, aguardando vaga em Centro Especializado em Hematologia pelo SUS, conforme a política nacional o SUS.

 

A Sesau garantiu ao Portal que está prestando toda assistência necessária existente no Estado e, também, que está buscando vaga em outros centros do país para a paciente, “mas a mesma decidiu por conta própria buscar atendimento em centro privado no estado do Piauí, o qual, conforme regras do SUS, não podem ser custeados via tratamento fora de domicílio”.

 

Por não poder custear o tratamento no hospital particular, a Sesau ofertou as passagens aéreas de ida e volta para Teresina, no Piauí, na próxima semana.

 

A Secretaria destacou que continuará buscando vaga em Centros Especializados fora do estado, caso a paciente manifeste interesse pelo tratamento e acompanhamento pelo SUS. A Sesau também apontou que em nenhum momento a paciente ficou sem assistência.

 

Comentários (0)