Carlesse é destituído após renúncia coletiva e João é eleito por unanimidade

João do Cláudio foi eleito por unanimidade em assembleia no Sindicato Rural de Gurupi, após renuncia coletiva de diretores e destituição do presidente Carlesse. Denúncia é de abandono do Sindicato...

Parque de Exposições Agropecuárias de Gurupi
Descrição: Parque de Exposições Agropecuárias de Gurupi Crédito: Da Web

João do Cláudio, agropecuarista e tesoureiro do Sindicato Rural de Gurupi foi eleito o novo presidente da entidade por unanimidade em assembleia realizada na tarde desta quinta-feira, 17. Cerca de 40 pessoas participaram do processo. A renúncia coletiva tirou Mauro Carlesse da presidência do Sindicato.

O mandato tampão vale por 60 dias até a convocação das eleições diretas para escolha do novo presidente. Mauro Carlesse foi destituído do cargo após cinco diretores do Sindicato Rural entregarem seus cargos, insatisfeitos com a gestão do ex-presidente e com a situação de abandono. "Ligávamos para ele e ele não atendia. O sindicato está afundado em dívidas e o parque de exposições numa situação de abandono. Não tem como fazer um leilão, o mato está em todo lugar, a energia e a água estão cortadas. Abandono total", lamentou João do Cláudio.

Segundo o novo presidente essa foi a causa das renúncias que começaram ainda em 2012, quando seis diretores renunciaram. "Depois renunciaram mais dois e há cerca de 20 dias, outros cinco renunciaram juntos. Eu fiquei para convocar essa assembleia para deliberar sobre a saída do pessoal e convocar eleições para o mandato tampão", eleição essa realizada nesta tarde.

O novo presidente afirmou que os líderes do sindicato procuraram a Faet para buscar orientação jurídica, acerca da intenção dos diretores, e garantiu que "de maneira alguma" houve envolvimento da senadora Kátia Abreu nesse processo. "Eu procurei a Faet com mais duas pessoas, o Igue do Vale também foi lá e nós fomos atrás de orientação jurídica. Saber o que podíamos fazer", afirmou.

João do Cláudio disse também que, se for para analisar a forma como o sindicato está e o posicionamento de Carlesse, o "ex-presidente queria usar a festa agropecuária para fazer palanque político". O presidente justificou sua afirmação ao dizer que "ele [Carlesse] lançou um panfleto dizendo que ia fazer a pecuária com entrada popular de R$20 inteira e R$10 meia entrada e que, após isso, se licenciaria para ser o deputado estadual. Olhando a versão dele, quem queria usar o palanque para fazer política era ele", acusou.

Sobre as dívidas do Sindicato Rural de Gurupi que levaram o prédio a leilão, João do Cláudio disse que "a dívida foi contraída pela gestão anterior com cinco pessoas da cidade e o prédio foi a leilão para pagar essa dívida". De acordo com o novo gestor, quando Carlesse assumiu o Sindicato, "negociou que iria acertar, mas o sindicato não tinha dinheiro e não teve como acertar".

 

Nova gestão

O presidente disse que suas primeiras ações serão em prol do pagamento dos funcionários do Sindicato, "que está atrasado". Além de que vai investir na limpeza do parque de exposições agropecuárias que "está abandonado. Vamos marcar um mutirão de limpeza".

João do Cláudio também disse que vai tentar reaver o prédio do Sindicato que foi a leilão. "Vamos procurar os credores para negociar a dívida e tentar recuperar o prédio". Por enquanto, a sede do Sindicato está funcionando no parque de exposições agropecuárias.

A pecuária que estava marcada para começar em 23 de maio será adiada para 20 de junho. "Vamos ter uma reunião para deliberar outra data, pois não temos prazo para fazer a limpeza e reformar os currais", disse.

 

A equipe do T1 Notícias tentou contato por telefone com o presidente destituído Mauro Carlesse, mas as ligações não foram atendidas. O espaço continua aberto. 

Comentários (0)