Curso de formação capacita cerca de 290 socioeducadores do Tocantins

Participam dessa primeira etapa 18 servidores que atuarão na Unidade Socioeducativa de Semiliberdade Feminina, na Capital.

Curso acontece no auditório do Procon
Descrição: Curso acontece no auditório do Procon Crédito: Ascom

O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Defesa Social, iniciou uma série de cursos de formação, voltados a aproximadamente 290 servidores responsáveis pelo atendimento das medidas socioeducativas nas Unidades do Sistema Socioeducativo do Tocantins.  

 

O Curso de Formação para Operadores do Sistema Socioeducativo é ministrado em 16 horas/aula, para cada turma, e teve início nesta quarta-feira, 30, em Palmas, no Auditório do PROCON. Participam dessa primeira etapa 18 servidores que atuarão na Unidade Socioeducativa de Semiliberdade Feminina, na Capital.

 

A formação é dividida em quatro módulos e aborda desde as políticas públicas voltadas à garantia dos direitos da criança e do adolescente; etapas de atendimento no sistema socioeducativo; escolarização, profissionalização, saúde, escola, lazer, segurança no sistema, entre outros temas. “Esse curso é para aperfeiçoar profissionalmente os servidores que atuam junto aos adolescentes em conflito com a lei e formar aqueles que começarão a trabalhar agora no sistema”, destaca Claudemir Prevital, diretor da Criança e do Adolescente e Sistema Socioeducativo da Seds.

 

Representando o secretário de Defesa Social, na abertura do curso, a secretária executiva da Seds, Paula Moura falou sobre a responsabilidade que esses novos servidores enfrentarão em suas funções. “Este é um curso completo, que fornecerá a todos vocês o alicerce necessário para garantir o bom desempenho do seu trabalho. Este é um serviço que não é fácil e exige dedicação e responsabilidade no exercício de suas atribuições, sobretudo, na promoção dos direitos dos adolescentes em conflito com a lei”, destacou.

 

Em Palmas, os cursos, ainda, serão ministrados aos servidores da Unidade de Semiliberdade Masculina, Centro de Internação Provisória Central e Centro de Atendimento Socioeducativo (Case) de Palmas, nos dias 15, 16, 17 e 18 de agosto. Em Gurupi, envolve os socioeducadores da Unidade de Semiliberdade e Centro de Internação Provisória – Sul, entre os dias 2 e 5 de setembro. Por fim, em Araguaína, para os servidores da Unidade de Semiliberdade e Centro de Internação Provisória – Norte, entre os dias 16 e 19 de setembro.

 

O curso é ministrado pelos servidores Auricélia Maria da Cruz e Silva Moreira, socióloga e coordenadora de Articulação e Políticas de Inserção da Seds; Maria Aparecida Costa, assistente social; Salete de Castro, assistente social; e Wuesley Ferreira Felix, pedagogo. 

 

Unidade Socioeducativa de Semiliberdade Feminina

A Unidade funciona no setor Jardim Taquari, em Palmas, e tem capacidade de 20 vagas. Receberá, inicialmente, apenas uma socioeducanda, a partir do mês de agosto. A casa é voltada ao atendimento de socioeducandas que cumprem regime de semiliberdade. 

 

O Sistema é composto por oito unidades no Estado, sendo a capacidade total de 206 vagas e a ocupação atual de 168 socioeducandos. Deste total, 158 são do sexo masculino e 10 do sexo feminino.

 

Comentários (0)