Dia do Folclore é comemorado com atividades especiais nas escolas públicas

A programação lúdica ressalta as belezas que cercam a nossa mitologia e envolve a comunidade escolar em atividades de dança, música, mostras de vídeo e apresentações teatrais

Atividades lúdicas marcaram o dia
Descrição: Atividades lúdicas marcaram o dia Crédito: Ascom Seduc

Repleto de personagens que representam a diversificada cultura do nosso país, o folclore brasileiro é celebrado nesta sexta-feira, 22, com atividades especiais em escolas da rede estadual de ensino. A programação lúdica ressalta as belezas que cercam a nossa mitologia e envolve a comunidade escolar em atividades de dança, música, mostras de vídeo e apresentações teatrais.

 

Na Escola D. João Paulo II, conveniada da rede estadual, a programação é realizada durante todo o dia de hoje. Entre as atrações, está a apresentação de personagens típicos do folclore nacional como o Saci Pererê e o Bumba meu Boi, além de cantigas de roda. Segundo a direção da escola, estudantes, educadores e voluntários da unidade escolar participaram durante toda a semana da decoração e confecção de um boneco do Bumba meu Boi.

 

No Colégio Estadual Dom Marie Du Noday, os eventos sobre o dia do folclore serão realizados neste sábado, 23, e conta com apresentações de dança e música, resultado do projeto Folclore, desenvolvido na unidade escolar. Além da programação cultural, a escola ainda contará com apresentação esportiva, promovida pelos alunos da unidade escolar.

 

Também no sábado, a Escola Estadual Setor Sul irá desenvolver uma série de atividades culturais para lembrar os principais personagens do folclore brasileiro. A programação, segundo a coordenadora do Ensino Médio, Luziane Cavalcante Silva, será diversificada e atrativa aos alunos. “Em nossa programação vamos englobar todos os alunos da escola, tanto do ensino médio, como do ensino fundamental. Vamos fazer apresentações de dança, música, teatro e comidas típicas, sempre reforçando as lendas do nosso folclore”, disse.

 

Programação aos sábados

As escolas promovem diversas atividades culturais aos sábados.  No Centro de Atenção Integral à Criança (Caic),  o objetivo é, segundo a coordenadora de biblioteca da escola, transformar a unidade em um local agradável aos estudantes durante os finais de semana. “Nós precisamos fazer uma programação para atrair o maior número de estudantes possível. Além do dia do folclore, nós ainda teremos outras programações aos sábados”, destacou Maria Olívia Carneiro.

 

Em comemoração ao dia do folclore, serão apresentados na escola números de dança e música, além de uma decoração específica elaborada por alunos orientados pelo corpo docente da unidade. As comemorações, segundo a coordenadora do Caic, serão realizadas no próximo dia 30.

 

Comentários (0)