Edital de licitação para construção da ponte de Xambioá será lançado em maio

O ministro dos Transportes, Antônio Carlos Rodrigues confirmou licitação para obras da ponte que ligará Xambioá ao município de São Geraldo do Araguaia, no Pará. Edital será lançado em maio

Em reunião com o governador Marcelo Miranda na tarde desta quarta-feira, 30, em Brasília, o ministro dos Transpores Antônio Carlos Rodrigues garantiu que o Edital de Licitação para construção da ponte entre os municípios de Xambioá, Tocantins, e São Geraldo do Araguaia, no Pará, será lançado até o dia 31 de maio.

 

Na ocasião, na presença de quatro parlamentares federais, Marcelo Miranda agradeceu ao ministro pela visão que tem tido do Estado do Tocantins e enfatizou a participação da bancada nessa conquista. “Foi um encontro altamente positivo com o ministro e a bancada federal. Os prazos estipulados vêm ao encontro do que pensamos, temos que trabalhar com metas. Essa ponte vai trazer grande desenvolvimento para toda a região”, destacou o governador.

 

O custo total da obra, que está contemplada no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), é estimado em aproximadamente R$ 160 milhões, sendo que R$ 100 milhões já estão garantidos no orçamento 2016 por meio de emenda de parlamentares, de caráter impositivo. Ou seja, a verba estabelecida tem previsão orçamentária e execução financeira garantidas.

 

Logística

A ponte, com 1.721 metros de extensão, será construída no trecho da BR-153 que interliga as malhas viárias dos Estados do Tocantins e do Pará. Atualmente, a travessia no trecho é realizada por meio de balsas, gerando transtornos à logística de escoamento da produção local e regional.

 

Participaram da reunião com o ministro, o secretário de Infraestrutura do Tocantins, Sérgio Leão; o chefe do Escritório de Representação em Brasília, Renato de Assunção; as deputadas federais, Josi Nunes e Dulce Miranda; os deputados federais, Lazaro Botelho e César Halum; e o senador Donizeti Nogueira.

Comentários (0)