Em nova reunião com o governo, Sintras cobra reivindicações da Saúde novamente

Dentre os assuntos pautados para esta reunião constou o pagamento do adicional noturno referente aos anos de 2010, 2011 e 2012, adicional de insalubridade e concurso público

Na manhã desta quarta-feira, 23, SINTRAS e outras entidades representantes dos servidores da saúde reuniram com o Governo para cobrar demandas da categoria.

 

Dentre os assuntos pautados para esta reunião constou o pagamento do adicional noturno referente aos anos de 2010, 2011 e 2012, adicional de insalubridade e concurso público.

 

Sobre estas demandas o secretário de administração Lúcio Mascarenhas informou que o Estado ainda está fazendo o levantamento da dívida para programar o pagamento e adiantou aos representantes sindicais que este ano não tem como acrescentar nada na folha para quitação de dívida.

 

Uma das justificativas do representante do governo é que não tem orçamento mais para este ano e o período eleitoral limita a gestão estadual de realizar alguns procedimentos, como conceder a categoria reajuste salarial, que também consta na pauta de reivindicações das entidades sindicais.

 

Consignados

Durante a reunião foi levantada a ideia de o Estado firmar convênios com instituições financeiras como opção dos servidores de receber seus direitos através de consignados, ou, esperar a publicação da ordem de pagamento do Estado que não tem data específica.

 

Em relação a isso o secretário Lúcio disse que poderia fazer sim, mas que faria um pacote incluindo o adicional de insalubridade, o adicional noturno de 2010, 2011 e 2012 e incluindo as progressões pendentes.

 

Concurso público

Segundo Lúcio Mascarenhas, ainda não foi definido sua realização em virtude do Termo de Ajuste de Conduta (TAC) firmado entre Estado e Defensoria Pública do Tocantins, o qual é cobrado da Gestão estadual empossar ainda mais trezentos aprovados do concurso realizado em 2010.

 

Mas o secretário de administração confirma que o concurso será realizado sim, mas somente quando finalizar o que foi acordado com a defensoria pública.

 

Mesa do SUS

Em reunião anterior, o presidente do Sintras, Manoel Pereira de Miranda, havia sugerido o retorno da mesa de negociação do SUS. Sobre isso foi informado pelo governo que só falta agendar uma data da reunião prevista para o mês de agosto.

 

As entidades lembraram que já foram encaminhados por elas alguns assuntos para serem debatidos na mesa.

 

Definição

Para concluir as discussões e dar andamento na pauta foi agendada outra reunião no dia 8 de agosto em que Mascarenhas irá reportar as entidades o montante da dívida, como e quando será feito o pagamento dos direitos dos servidores.

 

Ficou de acertar também a proposta de consignações com as instituições financeiras, caso seja este o caminho definido o gestor da Secad informou que no início de setembro os servidores irão conhecer as financeiras credenciadas e que deverão ser procuradas para antecipação do pagamento.

 

Reiteração

No final da reunião, as entidades também protocolaram um expediente aos secretários Luís Antônio da Silva Ferreira, e Lúcio Mascarenhas reiterando a cobrança das demandas dos servidores da saúde.

 

Também participou da reunião o diretor de Formação Sindical do Sintras Getúlio de Sousa Araújo.

Comentários (0)