ETSUS oferece cursos de capacitação para servidores efetivos da Saúde

A Escola oferece cursos de especialização, capacitação, pós-graduação, dentre outros, com destaque para o curso de Mestrado em Saúde Coletiva, iniciado neste mês de agosto.

Secretaria da Saúde
Descrição: Secretaria da Saúde Crédito: Divulgação

Com o objetivo de prestar uma melhor assistência à comunidade, o governo do Estado, por meio da Secretaria Estadual de Saúde (Sesau), juntamente com o Ministério da Saúde (MS), tem posto em prática a política de educação permanente aos trabalhadores e profissionais da saúde. Para isso, a Escola Tocantinense do Sistema Único de Saúde (Etsus) oferece aos trabalhadores municipais e estaduais do Sistema Único de Saúde (SUS) Tocantins cursos de especialização, capacitação, pós-graduação, dentre outros, com destaque para o curso de Mestrado em Saúde Coletiva, iniciado neste mês de agosto.

 

As capacitações oferecidas pela Etsus abrangem todos os trabalhadores do SUS, desde médicos e enfermeiros até as pessoas que trabalham nas recepções ou em áreas administrativas. Segundo a diretora da Etsus, Linvalda Araújo, essa formação é essencial para o bom atendimento da população. “A qualificação é, acima de tudo, prestar uma melhor assistência a nossa comunidade, a sociedade em geral. Quando você qualifica o profissional, ele vai atuar com excelência”, destacou.

 

Somente em 2013, mais de quatro mil servidores foram capacitados pela Etsus e seus parceiros, conforme explicou a diretora da escola. “A escola não capacita só. Ela faz diversas parcerias. Temos seis cursos de Pós-Graduação em parceria com a Fundação Universidade do Tocantins [Unitins]. Temos parceria com a Fiocruz, do Rio de Janeiro, com o Hospital Sírio Libanês, via Ministério da Saúde, e como a Sesau também é responsável pela questão da formação dos futuros profissionais, temos parceria com todas instituições de ensino com cursos na área da saúde”, explicou.

 

O Mestrado em Saúde Coletiva com concentração em Gestão de Sistemas de Saúde também é fruto dessas parcerias, sendo oferecido pela Etsus juntamente com o Instituto de Saúde Coletiva da Universidade Federal da Bahia (UFBA). Participam do Mestrado 15 alunos que foram submetidos ao processo de Seleção Pública, conforme edital publicado no Diário Oficial do Estado (DOE).

 

O enfermeiro sanitarista Andrei Vicente da Costa é um dos aprovados para participar do Mestrado e disse que é uma grande oportunidade de complementar os conhecimentos adquiridos em sua especialização. “Nada mais justo do que você se qualificar para atuar melhor. É importante pra mim, tanto profissionalmente, quanto pessoalmente. Ter o título de mestre é importante e, como a ênfase é Gestão de Sistema de Saúde, serve tanto para minha profissão como enfermeiro sanitarista, como para o Estado”, comentou.

 

A Etsus oferece cursos durante todo o ano e os trabalhadores da saúde interessados em participar devem estar atentos ao DOE e à divulgação realizada. “São vários cursos. Temos o de Agente Comunitário aberto em alguns municípios e de Vigilância em Saúde. Eles são divulgados através do Diário Oficial do Estado, de cartazes nas unidades e encaminhando memorando e ofícios para os municípios e unidades atendidas pelo SUS”, explicou Linvalda.

 

A diretora destacou ainda que, com a escola, são capacitados profissionais de todo o Estado. “A escola é em Palmas, mas realizamos cursos descentralizados. Se há turma de 20 ou 30 trabalhadores, a escola leva os docentes e vai fazer o curso lá no município [no interior]. Quanto aos cursos feitos em Palmas, os profissionais dos municípios circunvizinhos recebem diária ou ajuda de custo para que esses profissionais possam verdadeiramente participar”, garantiu.

 

 

 

Comentários (0)