Eudoro Pedroza morre vítima de câncer; governador declara luto oficial de 3 dias

Secretário estava internado na UTI em Goiânia, onde faleceu neste sábado, em decorrência de um câncer de pulmão contra o qual lutava desde o começo do ano

Em edição extra do Diário Oficial, publicada às 12h deste domingo, o governador do Tocantins, Marcelo Miranda declarou luto oficial de três dias em todo o Estado, em virtude do falecimento do secretário de Estado do Desenvolvimento Econômico e Turismo, Eudoro Pedroza, que morreu na noite de sábado, 3, em Goiânia (GO), aos 74 anos, após uma parada cardíaca. Eudoro Pedroza lutava contra um câncer no pulmão, desde o começo do ano, e estava internado na Unidade de Terapia Intensiva do Hospital Anis Rassi, desde sexta-feira,  2.

 

O corpo do secretário foi velado no Cemitério Jardim das Palmeiras, em Goiânia, desde as 6h deste domingo, 4, de onde seguiu às 17h, em cortejo, para o Complexo Vale do Cerrado, local onde será cremado nesta segunda-feira, 5. As cinzas de Eudoro serão trazidas a Palmas para uma missa que será realizada às 19h30 da próxima sexta-feira, 9, na Catedral do Divino Espírito Santo, na Praça dos Girassóis. Ainda segundo informações de familiares, as cinzas de Eudoro serão espalhadas pelas dunas do Jalapão, cumprindo um desejo do secretário, que há 10 anos atuava em causas sociais na região. 

 

Natural de Goiânia, Eudoro Pedroza, atuou como empresário, graduado em Direito pela Universidade Federal de Goiás (UFG), foi presidente da Associação Comercial e Industrial do Estado de Goiás e presidente da Federação das Associações Comerciais do Estado de Goiás. Fundou várias Associações Comerciais no então Norte goiano, hoje Tocantins. Foi deputado estadual, federal e secretário de Governo. Também foi secretário de Indústria e Comércio do Tocantins no Governo de Marcelo Miranda.

 

Notas de pesar

Por meio de notas enviadas à imprensa, políticos e autoridades expressam seus votos de apoio e pesar à família do secretário. Entre os primeiros a se manifestar sobre o falecimento de Eudoro, o governador Marcelo Miranda lamentou a morte do secretário, considerado por ele, um amigo. “Mais que um político extraordinário, Eudoro Pedroza foi um grande empresário e o melhor: tudo o que se pode esperar de um verdadeiro amigo. O PMDB perde um grande líder, um exímio mediador, sempre presente, atuante e respeitado na história política do Goiás e do Tocantins. Deixará saudades não apenas no coração dos que tiveram o mérito de conviver com ele. Suas conquistas, feitos, gestos e ações farão parte da história do estado, do povo tocantinense", afirmou Miranda.

 

Também por meio de nota, a primeira-dama do Tocantins e deputada federal Dulce Miranda destacou que “é com muita tristeza e dor que recebo a notícia do falecimento do nosso amado, verdadeiro e leal amigo, Eudoro Pedroza. Subitamente me veio na memória os tantos momentos de amizade, companheirismo e trabalho no Tocantins. Sua disponibilidade para ajudar a construir um estado melhor e sua incansável vontade de agir pelo nosso povo era o que mais me emocionava. Perdemos um amigo, um irmão. O Estado perde um eterno soldado na luta pelo seu desenvolvimento. Tenho a certeza que Deus acolherá esse filho generoso. Que o Senhor conforte toda a família!”.

 

A vice-governadora do Estado, Claudia Lelis e o presidente estadual do Partido Verde, Marcelo Lelis, emitiram seus sentimentos aos familiares e amigos do secretário Eudoro Pedroza. “O Tocantins perde um grande líder, um homem que sempre trabalhou pelo desenvolvimento econômico do Estado. Eudoro Pedroza sempre lutou pelo Tocantins, deixa um legado em prol do Estado e do seu povo. Nossos sentimentos à família e que Deus emsua infinita bondade conforte a todos”.

 

Os servidores da Secretaria do Desenvolvimento Econômico e Turismo, pasta comandada por Eudoro, expressaram o pesar pela morte do gestor. “É com profundo pesar que nós, servidores da Sedetur, recebemos a notícia do falecimento do secretário Eudoro Pedroza. Um exemplo de generosidade, honestidade e humildade,  deixa um legado de trabalho e dedicação ao povo do Tocantins. Cada um de nós, que tivemos a honra de com ele conviver e trabalhar, seguiremos com o compromisso e a certeza da continuidade deste legado, pois sabemos que este era o seu desejo. De todos nós, fica o agradecimento mais sincero e em nossos corações, a imensa saudade deste homem honrado e batalhador, que foi, é e sempre será um exemplo a ser seguido”.

 

A ministra da Agricultura e senadora Kátia Abreu manifestou seu pesar pela morte de Eudoro, e emitiu sua solidariedade aos familiares e amigos. “Impôs o destino que o deputado Eudoro Pedroza partisse nos dias em que o Tocantins -  Estado que ajudou a criar - chegasse aos 27 anos, quase três décadas de história da qual Eudoro participou antes mesmo da criação. Como toda partida tem por finalidade um ponto de chegada, o amigo, empresário, companheiro, conselheiro, político na mais pura acepção do termo, leal e intenso nas suas ações, construtor de uma família densa, honesta, fiel a seus princípios e seus fins, partiu para outros desafios. Fica a saudade do amigo leal, do professor, do homem que aprendemos todos a admirar e, agora, a cultuar, mesmo que no fundo do nosso coração ele certamente continue vivo a nos mostrar a direção. Que Deus dê forças à família, amigos intensos e leais que sempre nos deram lições diárias de vida e de amor. Como em toda sua trajetória política, no seu fazer social e no seus ensinamentos pessoais que seus amigos seguiram-nos, como agora o fazem na dor, mesmo que uma alegria os reconforte, por acreditar que viverá sempre em nós”.

 

O deputado estadual Olyntho Neto também emitiu suas condolências à família do secretário. “Foi com grande pesar que recebi a notícia do falecimento de Eudoro Pedroza, secretário estadual de Desenvolvimento Econômico, que muito trabalhou pelo setor econômico e político do nosso Estado. Que a família e amigos possam ser consolados neste difícil momento”.

 

O deputado Paulo Mourão prestou sua homenagem ao secretário e emitiu sentimento de pesar à família de Eudoro. “Lamentamos profundamente a morte do amigo, empresário, ex-deputado federal e secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo do Tocantins, Eudoro Pedroza. O Tocantins perde um ser humano de um coração enorme, um grande guerreiro na política e na vida. Eudoro deixa um legado de trabalho prestado ao povo tocantinense. À família e amigos, especialmente esposa e filhos, meus sinceros sentimentos e que Deus possa confortar a todos”.

 

Em nota enviada à imprensa, o deputado estadual Elenil da Penha enviou seus sentimentos à família de Eudoro. “Foi com profundo pesar que recebi a notícia da morte do secretário Eudoro Pedroza. Amigo admirado, empresário de sucesso e gestor competente, Pedroza deixa um legado importante para o Tocantins. O Estado perde um grande homem, um cidadão generoso, honrado e comprometido com o social. Que, neste momento de dor e tristeza, Deus possa confortar o coração de seus familiares e amigos”.  

 

O deputado federal Irajá Abreu lamentou, por meio de nota, o falecimento de Eudoro. “O Tocantins perde um líder, combativo e de um conhecimento admirável. Que Deus possa confortar a família do drº Eudoro Pedroza. Neste momento me solidarizo com todo o povo do Tocantins com essa perda inaceitável. Que Deus abençoe a todos!”

 

O deputado Eduardo Siqueira Campos também enviou suas condolências à família do secretário. “Neste sábado perdemos parte da história política de Palmas e do Tocantins. Tive a honra de disputar com ele a 1ª eleição para a prefeitura de Palmas. Junto com ele parte um pedaço da democracia e da construção  da nossa história. Secretário e ex-deputado, Eudoro Pedroza deixa seu nome cravado para sempre no  Estado que ele ajudou a construir e também em Palmas e Paraíso,  não só pelos serviços prestados, mas sobretudo, pelo fino trato, civilidade e seriedade com a qual conduziu sua vida. Um pai que sempre deu orgulho à sua família, um empresário respeitado, um homem público exemplar. Deixo aqui meus mais sinceros sentimentos à Dona Maria Suelena,  às filhas, familiares e  amigos, sempre rogando a Deus para que conforte a todos neste momento de grande dor e comoção”.

 

O deputado estadual Wanderlei Barbosa também lamentou a morte de Eudoro. “É com profunda tristeza e dor que recebo a notícia do falecimento do nosso companheiro, secretário Eudoro Pedroza. Amigo e grande companheiro, desejo que Deus, nesse momento de dor, possa confortar o coração de parentes, amigos e familiares. O Estado perde um grande homem, e político que muito contribuiu para o seu desenvolvimento”.

 

O deputado Ricardo Ayres também emitiu nota de pesar pela morte do secretário. “Recebemos com pesar a notícia do falecimento do secretário Estadual de Desenvolvimento Econômico, Eudoro Pedroza. Era uma pessoa admirável, um grande estadista e com papel relevante no desenvolvimento industrial e comercial do Tocantins. Lamentamos profundamente e rogamos a Deus, neste momento de despedida, que conforte a família e os amigos”. 

 

O prefeito de Gurupi, Laurez Moreira, emitiu nota de pesar expressando seus sentimentos à família do secretário. Também o prefeito de Paraíso do Tocantins, Moisés Avelino, emitiu suas condolências aos familiares e amigos de Eudoro. “Com pesar e tristeza, apresentamos à família do companheiro Eudoro Pedroza os nossos sinceros e profundos pêsames pelo falecimento deste nobre homem, pessoa coerente, pai de família e empresário. Para nós, amigos paraisenses, é uma perda irreparável. Neste momento de dor e consternação, manifestamos também a nossa solidariedade como líder e militante do PMDB. Que Deus possa confortar os corações de todos”. 

 

O presidente do Sistema Fecomércio Tocantins, Itelvino Pisoni, em nome da instituição, também emitiu as condolências aos familiares e amigos do secretário. “O Sistema Fecomércio Tocantins vem a público manifestar o mais profundo pesar pelo falecimento do Sr. Eudoro Pedroza. Lastimamos essa grande perda, uma pessoa de notória autoridade, que em vida contribuiu tanto para o setor do comércio. Ao mesmo tempo, prestamos condolências aos familiares e amigos enlutados”.

 

O Sistema Fieto emitiu nota de pesar em nome de toda a instituição. “Entra para história um grande homem. Eudoro Pedroza protagonizou a luta pelo povo deste Estado e escreveu muitos capítulos da história do Tocantins. Fica seu legado e nossa eterna gratidão. Nossos sentimentos à família e que Deus conforte a todos”. O presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae/TO, Pedro José Ferreira, lembrou a atuação de Eudoro junto à classe empresaria do Tocantins. “Destacamos o papel que este empresário teve e que muito contribuiu para o desenvolvimento do Tocantins, mesmo antes da divisão de Goiás, quando atuou no associativismo e promoveu a organização da classe empresarial desenvolvendo o então norte goiano, hoje Tocantins. Sempre atuante no meio, foi deputado estadual e federal pelo Tocantins defendendo a industrialização e o desenvolvimento econômico do Estado. Neste momento de dor e saudade, rogamos à Deus as bênçãos para reconfortar familiares e amigos”.

 

O presidente do CRA-TO, Eugênio Pacceli, também emitiu nota de pesar, em nome da instituição. “O Conselho Regional de Administração do Tocantins (CRA-TO) manifesta profundo sentimento de pesar pelo falecimento do secretário, Eudoro Pedroza, 74 anos. Rogamos pelos familiares e amigos para que Deus, em sua infinita bondade, possa confortar vossos corações”.

 

O sentimento de apoio e pesar foi expressado à família do secretário, também por meio de nota, pela Acipa. “A Associação Comercial e Industrial de Palmas (Acipa) lamenta profundamente o falecimento do secretário Eudoro Pedroza. O Tocantins perde um grande líder empresarial. Aos familiares e amigos, nossas condolências pela dolorosa perda. Nesse momento de dor, rogamos a Deus para que conforte vossos corações”.

 

O Tribunal de Justiça do Tocantins também se pronunciou sobre a morte do secretário, lembrando a atuação pioneira de Eudoro no Tocantins. “O Tribunal de Justiça do Estado do Tocantins recebe com muito pesar a notícia do falecimento do secretário Eudoro Pedroza, ocorrido neste sábado. Nascido em Goiânia, Eudoro Pedroza era graduado em Direito pela Universidade Federal de Goiás (1965). Foi diretor, vice-presidente e presidente da Associação Comercial e Industrial de Goiás. Também foi presidente das Associações Comerciais do Estado de Goiás, deputado estadual pelo Tocantins de 1991 a 1995, secretário de Governo do Estado do Tocantins, conselheiro do Sebrae Goiás e Tocantins, secretário de Indústria e Comércio do Estado do Tocantins em 2006, deputado federal e presidente do Diretório Regional do PMDB do Tocantins.  Transmitimos à família enlutada nossas sinceras condolências.

 

O senador Donizeti Nogueira enviou também uma nota com votos de pesar à esposa e filhas do secretário. “É com profundo sentimento de perda que lamentamos o falecimento do secretário estadual de Desenvolvimento Econômico do Estado do Tocantins e externamos nossas condolências aos familiares. O Estado do Tocantins perde um grande político e empresário, que contribuiu muito para o desenvolvimento do Tocantins, dedicando boa parte da sua vida ao nosso Estado e a nossa população. À Dona Maria Suelena,  às filhas, familiares e  amigos, nossos mais sinceros votos de pesar pela perda irreparável”.

 

(Atualizada às 11h33 de 06/10)

Comentários (0)