Falta de médicos e equipamentos quebrados no HGP comprometem atendimento

A equipe da Band Palmas esteve no local e constatou pacientes à espera por atendimento no principal hospital do Tocantins. Acompanhantes armam redes em árvores na frente do HGP por falta de acomodação

Parentes dormem em redes do lado de fora do HGP
Descrição: Parentes dormem em redes do lado de fora do HGP Crédito: Print T1 Notícias

O diretor da emissora Bandeirantes no Tocantins, Fernando Hessel, explicou ao Portal T1 Notícias que esteve no Hospital Geral de Palmas (HGP) na noite deste domingo, 20, onde presenciou o atendimento precário aos pacientes do setor de urgência e emergência da principal unidade de atendimento médico do Tocantins.

 

Ao T1 Hessel disse que esteve das 21h às 23h e constatou que o Pronto Socorro esteve, durante todo o período, sem médicos suficiente de plantão para atender os pacientes. Ainda de acordo com o jornalista, um médico, que preferiu não se identificar e que não estava de plantão, estava revezando os atendimentos com um dos diretores clínicos do HGP.

 

Um dos fatos levantados por Hessel foi a falta de atendimento a uma senhora que, após ser encaminhada pela UPA Norte às 2h da madrugada apresentando inchaço na cabeça e pressão alta, esperou atendimento no Pronto Socorro até as 19h.

 

Em entrevista à Band, a filha da paciente, Marisa Carolina da Silva, disse que mesmo com a chegada do médico no hospital, sua mãe continuou sem atendimento, pois a única máquina da tomografia estava quebrada e seu estado de saúde não possibilitava a remoção para outra unidade hospitalar.

 

Além da falta de atendimento, foi constatado ainda que, por falta de acomodação, acompanhantes estavam aguardando os parentes enfermos em redes instaladas em árvores do estacionamento do hospital, há cerca de dois dias.

 

Sesau esclarece o ocorrido

Por meio de nota, a Secretaria Estadual da Saúde informou que os plantões extras são facultativos, ou seja, sua realização fica a cargo de cada servidor. A Sesau disse ainda que mesmo sem a realização dos plantões extras, o atendimento à população está normal e nenhum paciente deixou de ser atendido.

 

A Secretaria disse também que irá se reunir com os diretores técnicos do hospital para rever as escalas, pois já está sendo realizado um levantamento detalhado nas unidades hospitalares, para checar qual a real necessidade de profissionais de cada área e um levantamento sobre os servidores cedidos para outros órgãos e municípios.

 

A Sesau explicou que, após a finalização destes levantamentos, irá fazer uma readequação de Recursos Humanos, de acordo com as necessidades da Secretaria, e também fará um redimensionamento das reais necessidades de plantões extras nas unidades hospitalares.

 

Confira na íntegra a reportagem da Band Tocantins aqui

Comentários (0)