Gestores da Cultura passam por capacitação da Comissão que forma Plano Estadual

O evento está sendo realizado no auditório da Assembleia Legislativa e tem a presença de mais de 70 representantes de 51 municípios tocantinenses.

Gestores da Seduc e da CPEC falam sobre o tema
Descrição: Gestores da Seduc e da CPEC falam sobre o tema Crédito: Lucas Nascimento

Como forma de fortalecer a participação dos municípios na elaboração do Plano Estadual de Cultura do Tocantins (PEC/TO), a Secretaria de Estado de Educação e Cultura está realizando, durante esta quinta-feira, 28, uma capacitação para os gestores municipais do setor. O evento, realizado através de palestras, tem o objetivo de inteirar secretários, diretores e administradores culturais em geral, sobre o regimento interno da Comissão de Articulação e Organização do Plano Estadual de Cultura (CPEC), além de fazer uma orientação sobre a realização das pré-conferências municipais ou intermunicipais de cultura, que serão os norteadores para a IV Conferência Estadual de Cultura.

 

De acordo com o diretor de Arte e Cultura da Seduc, Toninho Borges, a adequação do Tocantins às políticas culturais nacionais são o caminho para os gestores da cultura do Estado conseguirem linhas de crédito junto a instituições federais para projetos e programas de fomento à cultura. “Este é o segundo passo – o primeiro foi a elaboração do regimento interno-dado para a realização das conferências e a elaboração do Plano Estadual de Cultura, que faz parte do Sistema Nacional de Cultura”, explicou.

 

Presidente da Comissão de Articulação e Organização do PEC/TO, Marcelo Lopes Justino destacou que a capacitação realizada com os gestores municipais tem o objetivo de orientar os representantes do setor nas cidades para realizarem as pré-conferências municipais/intermunicipais de cultura. “Nós vamos realizar quatro palestras durante o dia, explicando o Sistema Nacional de Cultura, os componentes do Sistema, entre eles o Plano Estadual de Cultura”, frisou.

 

O evento está sendo realizado no auditório da Assembleia Legislativa e tem a presença de mais de 70 representantes de 51 municípios tocantinenses. Durante as palestras, os participantes têm a oportunidade de tirar dúvidas e contribuir para a construção do Regimento Interno, que é o norteador para a realização das pré-conferências e da grande conferência estadual.  

 

Participantes

Para o presidente da Fundação Cultural de Palmas, Gerson Alves, as discussões sobre o Plano Estadual de Cultura e a inclusão do Tocantins nas políticas culturais nacionais são muito importantes para toda a classe artística do Estado. “Este é um avanço que precisa ser alcançado por todos nós. Não tem como um gestor municipal trabalhar desvinculado de uma secretaria estadual”, destacou.

 

Já o gestor do Museu João Batista de Brito, de Paraíso, o historiador João Paulo Barreira de Sousa, participar da capacitação auxilia aos gestores municipais na hora de elencarem as demandas para o setor cultural. “A necessidade existe, até porque as cidades precisam de um plano municipal de cultura. Paraíso já está desenvolvendo um plano e é muito importante que tenhamos um plano estadual para dar o suporte necessário aos municípios”, disse.

 

Comentários (0)