Governo doa unidade escolar de Pedro Afonso ao IFTO: alunos serão inclusos

A área da unidade escolar está sendo doada ao Instituto pelo governo do Estado para implantação de um campus no município....

Unidade escolar de Pedro Afonso
Descrição: Unidade escolar de Pedro Afonso Crédito: Divulgação

Cerca de 240 alunos do Colégio Estadual Agrícola Dr. José de Souza Porto, em Pedro Afonso, a 304 km de Palmas, vão concluir os cursos técnicos em andamento pelo Instituto Federal do Tocantins (IFTO). A área da unidade escolar está sendo doada ao Instituto pelo governo do Estado para implantação de um campus no município. Com a cessão, estudantes de toda a região centro-oeste do Estado serão beneficiados.

A Secretaria de Estado da Educação e Cultura (Seduc) deu parecer favorável à solicitação do IFTO para cessão da área com a garantia de que os estudantes da rede estadual matriculados no Colégio Agrícola sejam atendidos pela instituição e concluam os cursos já iniciados. Atualmente o colégio atende 240 alunos em nove turmas dos cursos técnicos em: Açúcar e Álcool, Agropecuária e Logística.

“A Seduc aceitou o pedido de cessão desde que os atuais estudantes não tenham prejuízo na conclusão dos cursos, e os quadro de servidores seja mantido até o termino do exercício de 2014”, frisou a secretária de Educação e Cultura, Adriana Aguiar, ressaltando que a cessão ao IFTO vai possibilitar o atendimento de um número maior de estudantes sem perdas para os alunos do Colégio Agrícola. Ainda de acordo com a secretária, o processo de doação vem fortalecer o ensino técnico na região beneficiando os estudantes das redes estadual e municipal.

Para a diretora do Colégio, Luzia Freire, a chegada do Instituto Federal no município é um anseio antigo da população da região, que aguarda ansiosa pela efetivação do processo de cessão. “Essa ação conjunta dos governos estadual e federal vem fortalecer a educação técnica e a possibilidade de cursos superiores, nessa região que não tem nenhuma universidade ou instituto federal. Isso vai permitir também a permanência dos alunos na cidade favorecendo a formação de profissionais qualificados que serão absorvidos pelo mercado de trabalho local”, afirma.

Estudantes beneficiados

O estudante Jardel Lopes de Souza faz o curso técnico de Açúcar e Álcool e está ansioso com a mudança. “Com certeza teremos ainda mais melhorias para a nossa escola e nossa região. Como alunos estamos ansiosos e como cidadãos esperançosos de que essa chegada de um instituto federal traga mais benefícios para nossa cidade”, destaca.

Para a aluna Isabela Cristina, do curso técnico em Agropecuária, a implantação do campus da IFTO vai permitir a ampliação da oferta de cursos. “Será muito bom para o nosso currículo. Com mais opções de cursos para a região aumentam as possibilidades de estudo e de chances no mercado com mais possibilidades de um bom futuro profissional”, enfatiza.  

Doação

O projeto de lei nº 9, de 10 de abril deste ano, de autoria do Executivo, cede a área do Colégio Estadual Agrícola Dr. José de Souza Porto ao Instituto Federal do Tocantins. Assinado pelo governador em exercício, Sandoval Cardoso, o projeto foi encaminhado à Assembleia Legislativa e aguarda aprovação dos deputados.

Comentários (0)