João Olinto pede afastamento do cargo e Hélio Eduardo assume no pleno do TRE

João Olinto ficou impedido de julgar processos nestas eleições tendo em vista que seu filho, Olyntho Neto, é candidato a deputado estadual. O afastamento é até a diplomação dos eleitos...

Juiz João Olinto pede afastamento do pleno
Descrição: Juiz João Olinto pede afastamento do pleno Crédito: Divulgação/TRE

O juiz João Olinto Garcia de Oliveira, do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), solicitou seu afastamento do cargo de jurista do pleno tendo em vista que seu filho, o ex-secretário da Juventude e Esportes, Olyntho Neto, é candidato a deputado estadual pela coligação A Mudança que a Gente Vê.

 

A assessoria do TRE esclareceu que o magistrado fica impedido de julgar os processos referentes às eleições deste ano, já que tem um familiar no pleito.

 

O pedido foi discutido na sessão do TRE da manhã desta terça-feira, 22. A presidente do pleno, Jacqueline Adorno, informou aos demais juízes que o pedido foi deferido e desta forma se deu a convocação do juiz substituto Hélio Eduardo Silva, suplente de João Olinto que já iniciou na sessão de hoje.

 

Todos os processos distribuídos ao juiz João Olinto foram transferidos para o juiz substituto, o magistrado Hélio Eduardo.

 

O juiz João Olinto Garcia pediu o afastamento até o fim do período eleitoral. Ele permanece fora até a diplomação dos candidatos eleitos. No pedido, conforme leu a presidente do pleno, o magistrado solicitou afastamento até a apuração final da eleição, no dia 5 de outubro. Mas o pleno entendeu que o afastamento deve ser até a diplomação dos eleitos, quando se dá de fato o fim do processo eleitoral.

Comentários (0)