Jovem é preso por PMs por roubar celular em Taquaruçu e morre horas depois

Familiares relatam como os fatos teriam ocorrido e pedem justiça. Boletim de Ocorrência foi registrado na Polícia Civil, que abriu inquérito para apurar os fatos. PM só vai se manifestar após denúncia

Velório de Romisson foi na manhã desta 2ª
Descrição: Velório de Romisson foi na manhã desta 2ª Crédito: Bonifácio/T1Notícias

Familiares de Romisson Barbosa da Silva, de 20 anos, morto neste sábado, 27, após ter sido agredido e preso por policiais militares, em Taquaruçu, estão buscando resposta para o que aconteceu com jovem. Ele era usuário de drogas e foi capturado e agredido publicamente, por ter roubado o aparelho celular de uma atendente de pastelaria no distrito.

 

Populares que acompanharam a ação da PM filmaram o momento em que Romisson foi pego e agredido por um dos policiais. Dois vídeos mostram a ação dos policiais.

 

A família conversou com o T1 Notícias na manhã desta segunda-feira, 29, durante o velório e apresentou a cópia do Boletim de Ocorrência, registrado na manhã de domingo, 28. O Portal gravou a entrevista com Larissa Melo Nascimento Dias, tia de Romisson, Leonardo Pereira Sousa, padrasto e Juliane Barbosa Cunha, prima do jovem.

 

De acordo com a família, Romisson usava drogas há alguns anos e lutava contra a dependência. No último sábado, ele retornou da fazenda da família com o padrasto e foi a uma pastelaria, em Taquaruçu, para lanchar, pois já estava sem se alimentar a quase dois dias. O jovem teria pedido um pastel com suco e a atendente teria esquecido o celular em cima do balcão quando foi preparar o lanche. Nesse momento Romisson teria roubado o aparelho da mulher e saído correndo.

 

A atendente acionou a Polícia Militar que, ao encontrar Romisson, o algemou e um dos policiais desferiu golpes contra o rapaz, que se manteve inerte no chão, pedindo apenas que o prendessem e um pouco de água, mas não o espancassem.

 

Um dos vídeos aos quais o T1 teve acesso mostra um policial agredindo o jovem e outro mostra o momento em que o policial coloca Romisson no porta-malas da viatura, do 6º BPM, com identificada como L.05-165. Toda a ação foi acompanhada por populares e parte da ação foi filmada.

 

Larissa Melo, tia de Romisson, disse que toda a família estava reunida na fazenda e só ficaram sabendo do ocorrido no final da tarde do sábado. Porém, durante a noite, receberam a notícia de que o rapaz havia falecido. “Ficamos sem saber onde procurar e só conseguimos achar o corpo dele no domingo pela manhã já no IML, onde eles nos falaram que ele morreu por Lesão Corporal seguida de morte”, contou.

 

O padrasto de Romisson, Leonardo Pereira, falou que a família foi informada que os policiais haviam levado o jovem à Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Sul e, em seguida, para a Casa de Prisão Provisória. Mas, “como ele passou mal, levaram para o HGP, que depois de medicado voltou para a CPP, mas daí ele passou mal de novo e no caminho para o HGP novamente, ele morreu”, explicou Pereira.

 

Segundo o padrasto, enquanto eles registravam a ocorrência na delegacia, a família buscou informações sobre os lugares onde os policiais informaram ter levado o jovem, porém só teriam encontrado registro de entrada de Romisson na UPA.

 

“Nós queremos justiça e estamos com medo do que pode acontecer com a gente por estar denunciando. A população de Taquaruçu conhece a nossa família, porque nós estamos aqui desde antes da criação de Palmas. Eles podiam ter feito alguma coisa para não deixar esses policias fazerem nada com Romisson. Ele devia ter sido punido pelo roubo, para isso temos as leis, mas levar ele do jeito que levou e no outro dia a gente trazer ele morto para casa é demais”, desabafou um parente que pediu para não ser identificado.

 

PM não irá se pronunciar sem denúncia formalizada na Corregedoria

Por meio de nota encaminhada ao T1 Notícias nesta segunda-feira, 29, a Polícia Militar do Estado Tocantins disse que: “Informamos que qualquer cidadão que se sinta ofendido, desrespeitado por ação de policial militar em serviço deve procurar a corregedoria geral da PMTO no prédio do comando Geral na quadra 304 sul afim de reduzir a termo declarações, para que seja apurado em procedimento administrativo interno. Assim, não podemos nos posicionar a respeito sem a devida formalização da denuncia, contudo iremos averiguar as informações. A Polícia Militar tem compromisso de respeitar, proteger e manter um relacionamento saudável com a sociedade tocantinense”.

 

Polícia Civil investigará o caso

Também por meio de nota, a Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP) informou que a ocorrência da prisão de Romisson Barbosa foi encaminhada à 4ª Delegacia de Polícia Civil, na região Sul de Palmas, na tarde do último sábado, 27.

 

A SSP disse que, em virtude das lesões que a vítima apresentava, o delegado plantonista fez o encaminhamento do rapaz para a UPA Sul, onde o mesmo foi medicado sendo tiradas radiografias e, após os procedimentos médicos, ele foi liberado daquela unidade de saúde, com curativos na cabeça, sendo reconduzido pelos Policiais Civis de volta ao 4º DP, onde foi autuado em flagrante delito.

 

Percebendo que o homem ainda se encontrava com sangramento, o delegado o encaminhou novamente a UPA-SUL e, somente após a liberação médica, o preso foi conduzido ao Instituto Médico Legal (IML) para a realização da Perícia Médica e, depois disso, foi encaminhado para a Casa de Prisão Provisória (CPP) de Palmas.

 

Quanto às agressões sofridas pela vítima, a Polícia Civil informou que todas as providências estão sendo tomadas a fim de esclarecer quem foram os autores. Um inquérito policial, sob a responsabilidade do delegado João Sérgio Kenupp, titular da Delegacia de Homicídios e Proteção a Pessoa (DHPP), já foi aberto, a fim de esclarecer as circunstâncias da morte de Romisson.

 

 

 

Comentários (0)