Lixo hospitalar se acumula a céu aberto no Dona Regina: Sesau garante coleta

Além do lixo estar acumulado, falta soro 100 ml e coletores de urina. A Sesau, em nota, afirma que a coleta já está sendo regularizada, o soro já foi solicitado e nega a falta de coletor de urina...

O lixo hospitalar do Hospital e Maternidade Dona Regina, em Palmas, se acumula ao lado do necrotério e próximo ao local das refeições dos servidores desde quinta-feira, 24.


De acordo com informações apuradas pelo Portal T1 Notícias, os sacos com o lixo hospitalar estão formando um monte a céu aberto no solo e causando um odor, “além do risco potencial para servidores e pacientes”, conforme informou um denunciante que pediu para não ser identificado.

 

Segundo a denúncia, além do lixo hospitalar acumulado, o Hospital está desperdiçando 400ml de soro todas as vezes que há a necessidade de medicar um paciente com soro 100ml. Acontece que, como relatou um servidor ao T1, a unidade só dispõe de soro 500ml, “então acaba que 400ml de soro são jogados no ralo. É um desperdício”, relatou.

 

aO mesmo servidor afirmou que a situação tende a piorar porque está acabando o soro de 500ml. Ainda sobre a falta de material, a equipe de enfermagem da unidade está utilizando sacos de lixo para fazer a coleta de urina dos pacientes, pois os coletores acabaram. No Hospital Geral de Palmas (HGP), a informação é de que a falta de coletor de urina obriga os servidores a usarem o que dispõem, como mostra a foto ao lado: a coleta de urina de um paciente sendo feita com uma garrafa. 

 

Pagamentos

Enquanto falta material e o lixo se acumula, o pagamento da equipe de enfermeiros, que engloba técnicos e auxiliares, é “cozinhado em banho maria”, conforme relata uma enfermeira que também pediu para não ser identificada. Ela afirma que “tem servidor contratado que continua sem receber e os demais pagamentos, não tem nem previsão de serem pagos”, lamenta.

 

aSesau responde 

 

Em nota, a Sesau admitiu que a coleta havia parado, mas que já está sendo regularizada. Sobre os materiais, a Secretaria de Saúde negou a falta de coletores de urina e afirmou que já está sendo providenciado o soro de 100ml.

 

Confira abaixo a íntegra da nota da Sesau:

 

A Secretaria Estadual de Saude - Sesau informa que a empresa responsavel por coletar o lixo hospitalar do Hospital e Maternidade Dona Regina já está fazendo a coleta do lixo acumulado desde a ultima quinta-feira, 24, e a retirada total do lixo esta sendo feita de acordo com a capacidade dos caminhões. A Sesau reforça que o serviço de coleta de lixo hospitalar foi restabelecido e o serviço está sendo prestado normalmente.


Quanto a falta de materiais e insumos, a Sesau esclarece que não há falta de sacos coletores de urina no Hospital e Maternidade Dona Regina. Já o soro de 100 ml está em falta mas o mesmo já foi providenciado.

 

Atualizada às 11h29.

Comentários (0)