MP cria campi da Unitins em Augustinópolis, Araguatins e Dianópolis

As regiões do Bico do Papagaio e do Sudeste do Estado são as beneficiadas com a medida provisória assinada nesta terça-feira, 14, pelo governador Siqueira Campos

MP foi assinada nesta terça
Descrição: MP foi assinada nesta terça Crédito: Márcio Vieira/ATN

A população de Augustinópolis e Araguatins, na região do Bico do Papagaio, e de Dianópolis, no Sudeste do Estado, serão beneficiadas com a instalação de campi da Fundação Universidade do Tocantins (Unitins).  Nesta terça-feira, 14, o Governador Siqueira Campos assinou a Medida Provisória nº 5 para criação da estrutura operacional da Unitins nas três cidades. A MP é encaminhada a Assembleia Legislativa para apreciação em regime de urgência.

 

De acordo com o Governador Siqueira Campos, a região do Bico do Papagaio e o Sudeste do Estado precisam de mais investimentos e a implantação dos campi vai levar oportunidades àqueles que não podem pagar por um curso superior. “Precisamos melhorar a vida desses jovens com a oferta do ensino superior. Já levamos a escola de tempo integral e agora vamos possibilitar que eles continuem a crescer, dando nossa contribuição para que seja eliminada a desigualdade e a pobreza”, disse Siqueira Campos.

 

O Governador emocionou os presentes ao dizer que escolheu assinar a medida provisória nesta data como forma de homenagear o neto Gabriel Marques Siqueira Campos, que faleceu em acidente aéreo há três anos, em 14 de janeiro de 2011. Conforme o Governador, o neto questionava com frequência o porquê de as pessoas de todo o mundo não terem oportunidades iguais e manifestava o desejo que isso ocorresse. Para o Governador, ampliar o acesso ao ensino, principalmente àqueles que não têm recursos financeiros para arcar com as altas despesas, é promover e viabilizar oportunidades. 

 

A MP assinada pelo Governador visa, através da instalação dos campi, oferecer uma educação de qualidade em nível superior nas três cidades que são centros econômicos e populacionais estrategicamente localizados e com condições ideais para ampliar, através da Unitins, a difusão do ensino superior.

 

Conforme o reitor da Unitins, Joaber Macedo, a medida do governo vem no momento que a Universidade deve ser expandida. “Esse desafio vem no melhor momento, um momento em que a Unitins está estruturada e realizando mais um grande vestibular, com oferta de mil vagas. Vamos trabalhar para conseguir os recursos e colocar as coisas em prática”, informou.

 

Repercussão

O prefeito de Dianópolis, Régis Melo, acompanhou a assinatura da MP e disse que o governo atende a uma demanda antiga e vai beneficiar, de imediato, cerca de 300 pessoas. “É simplesmente um sonho que vai se realizar. É uma demanda antiga de nossa cidade, que precisa muito desse benefício”, comemora o prefeito.

 

O deputado estadual Iderval Silva, que também acompanhou a assinatura da MP, pediu a palavra durante a solenidade realizada no Palácio Araguaia para dizer que o governo do Estado realiza um sonho não apenas dele, que é do Bico do Papagaio, mas de todos que moram na região. “Estou muito satisfeito porque sou da região e sei que o local precisa muito. Ter a universidade lá era um sonho de toda a população”, disse ele. Iderval Silva é de Augustinópolis, um dos municípios que, conforme a MP, será beneficiado.

 

O presidente do Tribunal de Contas do Estado (TCE), Wagner Praxedes, também presente na solenidade, falou do tempo em que o Estado estava se estruturando e disse que as dificuldades eram muitas. “É um momento de muita alegria e emoção, porque conheço as regiões e hoje, depois de algum tempo, vejo tudo diferente. O governo tem cuidado do Bico do Papagaio, com estradas, com o oferecimento de mais oportunidades, com progresso”, disse.

 

Educação

Na oportunidade, o secretário do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Alan Barbiero, lembrou do período em que foi reitor da Universidade Federal do Tocantins (UFT) e disse que expandir a Unitins e ampliar a oferta do ensino superior é garantir o desenvolvimento. “O governo investe no que é mais valoroso para mudar a realidade da região, investe nos recursos humanos que é de onde sai, se fato, o desenvolvimento”, afirmou.

 

A educadora e presidente da Agência de Desenvolvimento Turístico do Estado (Adtur), Nilmar Ruiz, lembrou que desde o início acompanha o crescimento do Tocantins e que a chegada da Universidade em mais três municípios vai contribuir para que as pessoas e o Estado cresçam ainda mais.

 

A assinatura

A assinatura da MP também contou com a presença da presidente do Tribunal de Justiça do Tocantins, a desembargadora Ângela Prudente, prefeitos, empresários, e dos deputados estaduais Carlão da Saneatins, líder do governo na Assembleia, José Geraldo, Vilmar do Detran e Osires Damaso.

 

Comentários (0)