OAB Protagonista tem candidata a vice impugnada e abre chapa à composição

Com as candidaturas da vice e conselheiro estadual impugnadas, a OAB Protagonista abre chapa para composição e poderá receber ex-aliados de Ester e Epitácio

Walter Ohofugi preside chapa
Descrição: Walter Ohofugi preside chapa Crédito: Divulgação

A Comissão Eleitoral da Ordem dos Advogados do Brasil seccional Tocantins, em reunião nesta quarta-feira, 18 de novembro, afirmou que o registro da chapa OAB Protagonista se mantém deferido. A comissão também concedeu prazo de até cinco dias para substituição de dois candidatos que tiveram os registros individuais indeferidos. Com isso, a chapa que tem como candidato Walter Ohofugi deve anunciar nos próximos dias os nomes dos substitutos da candidata a vice-presidente, Angela Haonat, e um dos candidatos a conselheiro estadual Marcelo Furlan, que tiveram suas candidaturas impugnadas.

 

Angela foi impugnada por estar na lista tríplice da OAB para juiz eleitoral no Tribunal Regional Eleitoral e Furlan por exercer cargo comissionado na Prefeitura de Gurupi. Um dos advogados do eleitoral da chapa, Solano Donato buscou minimizar a situação destacando que as impugnações técnicas fazem parte do jogo democrático. “Faremos a substituição dentro do prazo legal. Nosso grupo tem excelentes pessoas e as impugnações não ocorreram por nenhum motivo desabonador, como acusação grave, ou condenação criminal”.

 

Com o fim da chapa "Somos mais Ordem", após impugnação da candidatura de Ester Nogueira e retirada da candidatura de Epitácio Brandão, cerca de 24 horas após se declarar candidato, aliados e candidatos a outras vagas da chapa podem migrar para a OAP Protagonista, que mesmo se apresentando como única oposição, explicou ao Portal T1 Notícias por meio de sua assessoria que está aberta para receber todos os interessados e que estejam enquadrados nos critérios da Lei da Ficha Limpa.

 

Solano ainda comentou a postura de membros da chapa adversária, que tem como candidato à presidente Gedeon Pitaluga, e que segundo ele estariam afirmando que toda chapa OAB Protagonista estaria impugnada. “O grupo deles sempre com a mesma prática, da política partidária, das mentiras e dos virais falsos. Peço que o advogado avalie bem quem fala a verdade nesta eleição e quem está mentindo; enquanto uns espalham mentiras aos advogados eleitores, nós fazemos propostas para melhorar a nossa OAB. Essa é uma das mudanças que precisamos implementar na OAB, mais seriedade e respeito aos advogados e à comunidade”, destacou Solano.

 

 

 

Comentários (0)