Paciente internado há mais de ano no HGP se emociona em passeio pela Capital

Vindo de Parauapebas e portador de Esclerose Lateral Amiotrófica (ELA), Joaquim, desde que chegou à Capital, vive no HGP

Joaquim está internado há um ano e 3 meses no HGP
Descrição: Joaquim está internado há um ano e 3 meses no HGP Crédito: Foto: Secom/TO

Na tarde de sexta-feira, 25, a equipe multiprofissional da Unidade de Cuidados Intermediários (UCI) do Hospital Geral de Palmas (HGP) proporcionou ao paciente Joaquim Pereira Melo, de 70 anos, um passeio pela cidade que o acolheu há um ano e três meses e que ele não conhecia.

 

Vindo de Parauapebas e portador de Esclerose Lateral Amiotrófica (ELA), Joaquim, desde que chegou à Capital, vive no HGP e por meio de esforço de toda equipe da unidade pode conhecer a praia da Graciosa, o Parque Cesamar e a residência que sua esposa alugou para poder ficar mais perto dele. “Estou muito feliz em poder sair e ver as pessoas. Agradeço a Deus e a esta equipe que cuida tão bem de mim”, disse Joaquim emocionado, estado que se manteve durante as duas horas de passeio.

 

Para a companheira de Joaquim, a técnica em enfermagem Maria Enia, ver seu marido fora do hospital foi um sonho. “A gente tem fé que um dia ele saia daqui e volte para casa, mas enquanto isso não acontece, poder sair um pouco é muito bom. Estou feliz em ver ele feliz”, afirmou, acrescentando que para ficar perto do esposo, com quem vive há 37 anos, deixou sua cidade e vive longe dos filhos. “Aqui já consegui um emprego, perto do hospital e todos os dias quando saio de lá venho direto ver ele”.

 

Esta é a segunda vez que a equipe da UCI promove um passeio a um de seus pacientes e segundo a coordenadora da unidade, a enfermeira Marlla de Sousa Santos, esta é a forma que encontraram de levar um pouco de alegria e emoção a quem passa os dias no ambiente hospitalar. “Ver a felicidade com que eles recebem a notícia do passeio e a emoção durante todo o percurso é compensador para todos nós. Isso nos realiza profissionalmente e emocionalmente, porque não tem como a gente não se envolver com pacientes como seu Joaquim”, destacou.

 

A escolha do trajeto, segundo a enfermeira, foi para mostrar alguns dos principais pontos turísticos da Capital. “De acordo com a esposa, seu Joaquim sempre gostava de pescar, por isso resolvemos mostrar o lago e como é véspera de Páscoa, entendemos que um ambiente todo caracterizado como o Parque Cesamar seria interessante”, afirmou, destacando que a visita à residência foi um pedido da esposa do paciente.

 

(Com informações da Ascom Sesau/HGP)

Comentários (0)