Professores votam pelo fim da greve: aulas de volta na próxima segunda

Em assembleia geral nesta 5ª, os professores da rede estadual votaram pelo término da greve que já dura mais de 3 meses. Sintet tentará negociar os cortes de pontos.

Os professores da rede Estadual de Educação se reuniram em assembleia nesta quinta-feira, 27, para decidir os rumos da greve que já dura mais de 3 meses. Sem mudança na postura do governo, a categoria decidiu pelo fim da greve e professores devem retornar às salas de aula na próxima segunda-feira.

 

As regionais do Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Tocantins (Sintet) foram ouvidas e a maioria decidiu pelo fim da greve. Os professores, na ocasião, também assinaram um Ato de repúdio contra as supostas perseguições aos grevistas.

 

O Sintet deve tentar negociar com o governo agora os cortes de pontos. “Caso o governo não atenda as pautas, as aulas não serão repostas” afirmou um professor que preferiu não ser identificado.

 

Sintet confirma fim da greve e diz que alunos não serão prejudicados

 

Confira a nota do Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Tocantins

 

Educadores da rede estadual de educação do Tocantins decidiram pela suspensão da greve nesta quinta-feira, 27, em Palmas, durante assembleia geral. A greve que durou mais de oitenta dias deixou cerca de duzentos mil alunos sem aulas em todo o Estado. A categoria aguarda pelo cumprimento da proposta por parte do governo.

 

Para o SINTET, o primeiro passo agora é negociar o corte de pontos dos trabalhadores/as para que estes possam trabalhar com um calendário de reposição de mais de trinta dias letivos. O SINTET informa que a categoria deve retornar as atividades normais na próxima segunda-feira, 31.

 

 

“Não permitiremos que nossos alunos sejam prejudicados, cada aula será reposta a partir da elaboração de um calendário de reposição. Esperamos que o governo se comprometa e legitime o acordo proposto à categoria”, disse o presidente do SINTET José Roque.

 

Confira proposta encaminhada pelo governo estadual e aprovada pela categoria

 

Pagamento do passivo das progressões 2013

Será pago em quatro parcelas, nas Folhas de agosto, setembro, outubro e novembro de 2015.

 

Progressões 2014

Incorporação de 5.030 professores serão divididos em duas vezes, sendo a primeira em setembro de 2015 e, a segunda em outubro de 2015.

 

Quanto ao passivo das progressões 2014

Pagamento em quatro parcelas, sendo nas Folhas de dezembro de 2015, janeiro, fevereiro e março de 2016.

 

Progressões 2015

Serão incorporadas e suas diferenças pagas na Folha em agosto, setembro, outubro, novembro e dezembro de 2016.

 

Comissão Permanente de Gestão do Plano de Carreiras

Comissão designada no Ato de n° 1.581, de 19 de junho de 2015, publicado na edição n° 4.937 do Diário Oficial. A mesma já dispõe de um cronograma de trabalho com reuniões mensais a ser iniciadas em setembro de 2015.

 

Reajuste dos vencimentos em 13,01% conforme Custo/Aluno/Ano (FUNDEB)

 

Comissão designada no Ato de n° 1.923-DSG, publicado na edição n° 4.441 do Diário Oficial.

 

Equiparação PRONO e PROEB

A reivindicação encontra-se com Ação Direta de Inconstitucionalidade em andamento na justiça estadual. Havendo decisão pela inconstitucionalidade, o governo realizará propositura para que a concessão venha acompanhada da devida previsão orçamentária, financeira e legalidade. Havendo decisão favorável, o governo implementará o beneficio em acordo com a decisão modulada pela justiça.

 

Eleições Diretas para Diretor de Escola

A Comissão de elaboração de critérios já definiu o cronograma de trabalhos e aguarda a publicação do Edital, com previsão de que o mesmo inicie no mês de outubro do corrente ano.

 

Atualizada às 18h05, de 27/08

Comentários (0)