Sem pagar conta, escolas estaduais tem energia cortada e alunos ficam sem aula

Escolas de Brejinho de Nazaré e na 305 Norte, em Palmas, ficaram sem aula nesta 5ª por falta de pagamento da energia, devido falta de repasse por parte do Estado. Seduc nega atraso...

CEM Castro Alves sem aulas por corte de energia
Descrição: CEM Castro Alves sem aulas por corte de energia Crédito: T1 Notícias

A Escola Padrão de Tempo Integral, em Brejinho de Nazaré, que tem atualmente mais de 400 alunos dos ensinos fundamental, médio e de Jovens e Adultos (EJA), ficou sem energia elétrica nesta quinta-feira, 11, por falta de pagamento.

 

De acordo com a direção da escola, a falta de pagamento ocorreu porque o Governo do Estado está sem repassar a verba mensal de gestão desde o mês de julho. “O último repasse que houve foi em junho e, além de pagar as contas, a escola teve que mandar consertar a caixa de gordura que estava quebrada. Com isso não foi possível guardar dinheiro para os outros meses, até porque não esperávamos todo esse atraso”, explicou.

 

Devido à falta de energia elétrica, as aulas do ensino fundamental e médio foram aplicadas apenas até as 14h30, após o almoço, pois na escola há apenas alguns ventiladores, que não tiveram como ser ligados e, pelo fato do período de estiagem, a coordenação entendeu que não haveria a possibilidade de manter os alunos nas salas.

 

“As aulas do EJA não foram prejudicadas, pois a Seduc [Secretaria de Educação e Cultura] entrou em contato com a direção da escola no final da tarde e disse que negociou a dívida com a Celtins”, relatou.

 

Escola na Capital

O T1 Notícias recebeu a informação de que o Centro de Ensino Médio Castro Alves, na quadra 305 Norte, em Palmas, também teve suas aulas suspensas nesta quinta-feira, 11, pelo mesmo problema: a energia elétrica foi cortada por falta de pagamento, ocasionada pelo atraso no repasse da verba mensal de gestão.

 

O Portal entrou em contato com a direção da escola no início da tarde desta sexta-feira, 12, porém fomos informados que a diretora está de licença médica e a secretária, que seria a outra pessoa com autonomia para dar esclarecimentos, está trabalhando nos períodos da manhã e da noite.

 

Seduc diz que escolas estão recebendo repasses com regularidade

Por meio de nota, a Secretaria de Estado da Educação e Cultura (Seduc) informou que as escolas têm autonomia de gestão, cabendo a cada uma delas o próprio gerenciamento da aplicação dos recursos financeiros a fim de garantir o adequado funcionamento da unidade de ensino.

 

A Seduc disse ainda que todas as escolas da rede estadual do Tocantins têm recebido recursos para a gestão com a mesma regularidade nos repasses sendo que, desta forma, cada direção escolar é responsável pelo gerenciamento de suas despesas.

Comentários (0)