Sesau lança concurso para selecionar melhores TCCs sobre doenças crônicas no TO

O concurso vai selecionar os melhores TCCs sobre doenças não transmissíveis produzidos no TO

Estão abertas as inscrições para o concurso de Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC), cujos temas sejam relacionados a doenças e agravos não transmissíveis (DANT). As inscrições se encerram no próximo dia 28 de setembro e são totalmente gratuitas.  O concurso foi lançado pela Secretaria Estadual da Saúde (Sesau), através da Diretoria de Vigilância em Saúde.



Podem participar candidatos vinculados a instituições de nível superior do Tocantins, que tenham desenvolvido como autor principal TCC de graduação, especialização, mestrado ou doutorado. Conforme o edital, as inscrições e o envio dos trabalhos e documentos exigidos serão aceitos somente pelos e-mails: igidant@saude.to.gov.br ou dant.tocantins@gmail.com .


Categorias

São admitidos trabalhos fruto de pesquisas nas seguintes áreas: Doenças Crônicas Não Transmissíveis (doenças cardiovasculares, neoplasias, doenças respiratórias crônicas, diabetes e doenças musculoesqueléticas), Fatores de Risco e Proteção à Saúde (tabagismo, o consumo excessivo de bebidas alcoólicas, a obesidade,  atividade física, as dislipidemias, hábitos alimentares) e Causas Externas (violências e acidentes).



Segundo a diretora de Vigilância em Saúde, Ruth Paranaguá, o objetivo do concurso é incentivar a produção de pesquisas científicas no Tocantins que abordem as condições, situações e estilos de vida da população e a interferência do ambiente nas condições de saúde e bem-estar individual e coletivo.

 


Critérios da seleção

Serão avaliados os seguintes critérios para seleção dos trabalhos premiados: relevância, caráter inovador da pesquisa, impacto, reprodutibilidade em contextos similares e clareza e objetividade na apresentação escrita.



Os trabalhos vencedores de cada categoria serão apresentados no I Seminário Estadual de Doenças e Agravos Não Transmissíveis, que ocorrerá de 12 a 14 de novembro deste ano. De acordo com o edital do concurso, os três TCCs com maiores pontuações em cada categoria serão certificados pela Sesau, promotora do concurso. Os segundo e terceiro melhores de cada categoria serão divulgados em pôsteres no seminário.

 

Edital

O edital completo, com descrição dos formatos e formatações em que os trabalhos devem ser inscritos, podem ser conferidos no edital de abertura do concurso, disponível no Diário Oficial do Estado (DOE) do dia 17 de setembro, que pode ser acessado no endereço eletrônico: www.diariooficial.to.gov.br .

Comentários (0)