Técnicos e diretores do HGP participam de teleconferência sobre o vírus Ebola

As orientações foram desde a identificação da doença e seu manejo, plano de contingência, definição de fluxo no hospital como medida preventiva...

Hospital Geral de Palmas
Descrição: Hospital Geral de Palmas Crédito: Luciano Ribeiro

No último dia 21, técnicos e diretores do HGPP – Hospital Geral Público de Palmas, participaram de teleconferência sobre o vírus Ebola com o Ministério da Saúde - MS, onde foi abordada a atual condição dos países africanos atingidos pela epidemia e as providências epidemiológicas necessárias caso a doença chegue no Brasil. As orientações foram desde a identificação da doença e seu manejo, plano de contingência, definição de fluxo no hospital como medida preventiva caso ocorra algum suspeito e a preparação da equipe de entrada da Unidade Hospitalar.



Na ocasião foi confirmado que não há nenhum caso de ebola registrado no país até o momento, e que o Ministério da Saúde está em alerta e monitorando. Como medida preventiva, os hospitais referências estão sendo preparados, para atender caso haja pacientes cuja contaminação seja detectada, seguindo as recomendações do Ministério da Saúde.



Outro dado importante, repassado durante a teleconferência é que o vírus embola não é transmitido pelo ar, mais sim através de secreção e sangue.



Na próxima terça-feira, dia 26, o HGP estará promovendo reuniões com setores importantes, tais como: Núcleo de Vigilância Epidemiológica - NVE, Comissão de Controle de Infecção Hospitalar – CCIH, médicos infectologistas, Unidade de Terapia Intensiva – UTI, Núcleo de Educação Permanente – NEP, Centro Estudos e Pesquisa da Enfermagem, Segurança do Trabalho, Diretoria, Laboratório, Samu e farmácia, para discutir os fluxos necessários para atendimento de casos que por ventura venham a surgir.
 

Comentários (0)