VLI inaugura terminais intermodais no TO, com investimentos de R$ 260 mi em cada

Os terminais de Porto Nacional e Palmeirante, que já estão operando, aumentarão a capacidade de escoamento de grãos na região que corresponde ao Matopiba

Terminais são inaugurados no Tocantins
Descrição: Terminais são inaugurados no Tocantins Crédito: Foto:Elizeu Oliveira

Foram inaugurados em solenidade na manhã desta terça-feira, 29, dois terminais de integração de ferrovias entre as cidades de Porto Nacional e Palmeirante, no Tocantins. O sistema que conecta ferrovias, portos e terminais são obras da Valor Logística  Integrada (VLI), que anunciou que o investimento em cada terminal foi de R$ 264 milhões, e que no total, o investimento no corredor Centro-Norte chega a R$ 1,7 bilhão.

 

Com a presença do governador Marcelo Miranda, da vice-governadora Claudia Lelis e do ministro dos Transportes, Antônio Carlos Rodrigues, no evento em Luzimangues, distrito de Porto Nacional, o diretor presidente da VLI, Marcello Spinelli destacou os benefícios para os produtores da região do corredor logístico Centro-Norte, que terão possibilidade de economia com o transporte dos grãos. Marcello disse que a inauguração "é um ganho para o povo brasileiro. Isso aqui foi muito bem feito e é para crescer. É um legado para outras gerações. Sejam bem-vindos ao futuro do Brasil", afirmou.

 

“Os terminais inaugurados, hoje, reduzirão os gargalos logísticos não apenas no Tocantins, mas na cadeia nacional. As cidades de Porto Nacional e Palmeirante ganham reforço na missão de integrar o Corredor Logístico Centro-Norte, um dos maiores do País, pela proposta de escoar a produção dos estados das regiões Norte e Nordeste até os portos no Norte do País”, defendeu Marcelo Miranda.

 

Segundo a VLI, os investimentos destinados à construção de terminais intermodais garantem um impulso no volume de grãos transportados e a armazenados no corredor logístico Centro-Norte, na fronteira agrícola entre os estados do Tocantins e Maranhão. Os novos terminais terão, juntos, capacidade para movimentar cerca de seis milhões de toneladas  de produtos como milho, soja e farelo, por ano.

 

As cargas que passarão pelos terminais circulam entre as regiões produtoras do Matopiba, que correspondem aos Estados do Maranhão, Tocantins, Piauí  e Bahia. Nos terminais os caminhões passam por diversas etapas onde  são realizados testes de qualidade dos produtos; passam ainda por uma balança, a descarga e o transbordo dos grãos para os trens. A capacidade de cada terminal permitirá ainda que cerca de 40 caminhões descarreguem por hora.

 

Geração de empregos

Cerca de 500 pessoas estiveram envolvidas na construção de cada terminal, de acordo com o porta voz da VLI, Fabiano Lorenzi. Os terminais contarão com a mão de obra de 300 pessoas ao todo, fora os empregos indiretos, com a circulação de cargas nos terminais. 

 

O Tocantins produz hoje quatro milhões de toneladas de grãos. O governador afirmou que a meta é atingir 20 milhões de toneladas de grãos escoados por ano. Marcelo Miranda pediu ainda que o ministro dos Transportes priorize demandas do Tocantins que, segundo ele, estão emperradas há muito tempo, como a proposta de criação da rodovia TO-050. "De nada adianta este cenário promissor se a nossa infraestrutura logística não acompanhar esta demanda de crescimento".

 

O ministro dos Transportes, Antônio Carlos Rodrigues,  disse que o governo federal apoia iniciativas da natureza dos terminais que entraram em funcionamento. "O setor de transporte está ligado ao desenvolvimento econômico do nosso País. A Ferrovia Norte-Sul será a linha dorsal do nosso sistema ferroviário. Essa iniciativa favorece o transporte de cargas e diminui seus custos. Também vai diminuir o fluxo de caminhões nas rodovias", apontou.

 

Na cerimônia de inauguração, após o descerramento das placas, o presidente da VLI homenageou as autoridades, inclusive os prefeitos de Porto Nacional, Otoniel Andrade, e de Palmeirante, Manoel de Oliveira Plínio (Paraná), com a entrega de miniaturas de trens da VLI.

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