Alunos do SESI/SENAI recebem premiação durante Sarau

A produção dos textos fez parte das aulas das turmas de Educação para Jovens e Adultos e Educação Básica e Profissional...

Crédito: Ascom Fieto

Com o tema “A Educação muda o mundo”, 48 trabalhos foram avaliados e 06 alunos da Educação para Jovens e Adultos e Educação Básica e Profissional (EJA/EBEP) receberam placas e medalhas pela produção de contos e poesias na 3ª edição do Sarau Literário, realizado pelo Serviço Social da Indústria (SESI) de Palmas nesta quarta, 16/04, em Palmas. O evento tem a parceria do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI/TO), SESI Indústria do Conhecimento, Academia Palmense de Letras (APL) e Academia Tocantinense de Letras (ATL).

A abertura contou com um bate papo com o escritor gurupiense Ronaldo Teixeira que falou sobre suas obras e a importância da leitura, além da dramatização SOS Cultura feita pelo escritor Almecides Andrade, integrante da Academia de Letras de Araguaína e Norte Tocantinense (Acalanto). Complementando as apresentações artísticas, os alunos Valcimar Simões e Josllane da Silva interpretaram uma música com voz e violão.

Uma boa notícia para os alunos veio do presidente do Sindicato das Indústrias Gráficas do Estado do Tocantins (SIG/TO), Sérgio Tavares, que também é vice-presidente da Federação das Indústrias do Estado do Tocantins (FIETO) e proprietário da Gráfica Provisão. “É preciosíssimo escrever. Fica o desafio, vamos reunir essa coletânea de textos e poemas em um livro. Me coloco à disposição para publicar esse material”, anunciou Tavares.

A produção dos textos fez parte das aulas das turmas de Educação para Jovens e Adultos e Educação Básica e Profissional (EJA/EBEP) que são oferecidas de forma articulada e simultânea pelo SESI e SENAI. A escolha dos trabalhos vencedores foi feita por comissão formada pelo escritor Almecides Pereira Andrade, a escritora Mary Sonia, a representante da ATL, Ione Carvalho de Araújo e o jornalista Júnior Veras.

O superintendente do SESI Tocantins, Charles Alberto Elias, destacou a qualidade dos textos como o diferencial desta edição. “Tivemos inscrições acima do esperado e a qualidade do trabalho sobressaiu. Houve uma evolução muito grande e vamos continuar incentivando para que o evento cresça em número de inscrições e em qualidade”, disse.

Encerrando a programação, os participantes degustaram alimentos preparados pela equipe do programa SESI Cozinha Brasil que dissemina receitas de baixo custo e alto valor nutritivo. Também participaram do Sarau, a presidente da ATL, Mary Sônia; a secretária da APL, Ione Carvalho; o poeta e escritor, Carlos Casagrande; o secretário de Indústria e Comércio de Porto Nacional, Luso Albateno e os conselheiros do Sistema FIETO, Emilson Vieira, David Panisset e Alteliana Lopes.

 

Vencedores do Sarau

Contos

1º colocado: Marcos Lucas -  Mil poemas

2º colocado: Dinaildo Santos -  O caipira que foi trabalhar na cidade

3º colocado: Silvinho Corrêa Bittencourt - Rascunho da minha vida

 

Poesia

1º colocado: Camila Neves da Silva – O dia em que acordei

2º colocado: Geraldina dos Santos Souza - Nosso Povo Brasileiro

3º colocado: Matheus Ribeiro Rocha - Educação para o trabalho

 

Mais fotos na fan page do Sistema FIETO, clicando aqui.

 

Comentários (0)