Doutorando pela UNB diz que hipnose pode auxiliar em tratamentos de saúde

Gil Montenegro esteve em Palmas na semana passada e fez uma palestra para os alunos da Faculdade Católica.

Sucesso de uma sessão depende da concentração
Descrição: Sucesso de uma sessão depende da concentração Crédito: Ascom

Quase todo mundo já experimentou alguma forma de hipnose em algum momento de sua vida. A hipnose está presente no dia a dia, muitas vezes uma pessoa entra em transe sem saber, assistindo TV, dirigindo, ou fazendo algo que gosta muito.

 

É preciso entender que, ao contrário do que muitos pensam, a hipnose não é algo sobrenatural e sim uma técnica, que pode ser ensinada em sala de aula. Dentro da medicina, da odontologia e da psicologia, a hipnose já é regulamentada e utilizada como uma ferramenta para auxiliar o profissional, porém não existe uma legislação que proíba sua utilização para outros fins e por pessoas que não trabalham na área da saúde. Na odontologia a técnica é muito utilizada para anular a dor, tirar o medo de dentista e diminuir ansiedade do paciente.

 

De acordo com o professor, dentista e doutorando em ciências médicas na pesquisa de hipnose clínica pela UNB, Gil Montenegro, o sucesso de uma sessão depende do nível de concentração do paciente, que precisa se entregar e dar asas a imaginação.

 

Segundo ele, “uma paciente perdeu 20kg só com a força da imaginação, ela se olhava no espelho e se via magra, consequentemente na hora de comer se lembrava que pessoas magras não costumam comer muito e acabava comendo menos. Parece bobo, mas a tática funcionou”.

 

A hipnose trabalha com o subconsciente, o ponto X é ultrapassar o fator crítico que é o que não deixa você fazer as coisas. Para entrar em estado de transe, é preciso boa concentração e, ao contrário do que se pensa, não são pessoas de mente fraca que se deixam ser hipnotizadas, mas pessoas inteligentes que apresentam os melhores resultados.  Existem três níveis de transe, leve, médio e profundo.

 

Ainda de acordo com o professor, existem muitos mitos que acabam intimidando as pessoas que ouvem falar na técnica como, por exemplo, perda da consciência, perda do controle; falar o que não quer; medo de não acordar; promessas de cura, etc.

 

Algumas características podem atrapalhar o resultado da hipnose tais como o negativismo, a inquietude, uma simulação por parte do paciente, incompatibilidade mútua, desconforto físico e medo. Ou seja, quanto mais tranquilo e relaxado o paciente estiver, melhor.

 

Em Palmas

Com demonstrações e um diálogo descontraído o professor Gil Montenegro prendeu a atenção dos alunos da Universidade Católica durante uma palestra promovida pelo “Momento Odonto”, na última sexta-feira, 24. De acordo com a idealizadora do projeto, Ana Luiza Villas Boas, o objetivo é agregar valor ao trabalho dos profissionais que buscam um diferencial no mercado.

 

O curso prático de Hipnose Contemporânea Rápida irá acontecer em Palmas, nos dias 08 e 09 de agosto e irá ensinar como usar a técnica para aplicações e resoluções de diversas situações como: fobias, dores proporcionando um conhecimento amplo da técnica e permitindo aos alunos saber como lidar com o transe, através de sugestões eficazes para diversas situações clínicas dentro das possibilidades da hipnose. Serão oferecidas somente vinte vagas e não há pré-requisitos para participar. Para mais informações entre em contato pelo telefone (63) 3215-8123.

 

(Informações da Ascom)

Comentários (0)