TJ adere à Campanha Outubro Rosa e prédio ganha iluminação especial

O câncer de mama é a primeira causa de mortes frequentes por câncer em mulheres e a quinta por câncer em dados gerais, segundo Organização Mundial da Saúde.

Tribunal de Justiça adere ao Outubro Rosa
Descrição: Tribunal de Justiça adere ao Outubro Rosa Crédito: Ascom

Pelo segundo ano consecutivo o Tribunal de Justiça do Tocantins aderiu a campanha internacional Outubro Rosa. Quem passar a noite pela sede do TJ, na Praça dos Girassóis, vai conferir o prédio iluminado de cor de rosa. A campanha busca conscientizar sobre a importância do diagnóstico precoce e tratamento do câncer de mama. Com a proposta de reforçar esse incentivo o TJTO vai manter a iluminação diferenciada durante todo o mês.

 

"A saúde da mulher também é uma causa apoiada pelo Poder Judiciário do Tocantins. Sabemos a importância da prevenção e diagnóstico precoce, por isso nos colorimos de cor de rosa incentivando todas as mulheres tocantinenses a combaterem o câncer de mama", afirma a presidente do TJTO, desembargadora Ângela Prudente. 

 

A cor rosa “é compreendida como a união dos povos pela saúde feminina”, conforme o Ministério da Saúde. Essa é uma das várias ações que ocorrem em todo mundo em prol da conscientização do câncer de mama e do engajamento da sociedade no mês de outubro, que é o mês de alerta específico para a prevenção ao câncer de mama na mulher.

 

O câncer de mama é a primeira causa de mortes frequentes por câncer em mulheres e a quinta por câncer em dados gerais, segundo Organização Mundial da Saúde. A doença é causada pela multiplicação anormal das células da mama, que forma um tumor maligno. Quando descoberto no início, o câncer de mama tem cura.

 

Dados

Segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA), o câncer de mama é tipo mais frequente nas regiões Sul (71 casos/100 mil), Sudeste (71 casos/100 mil), Centro-Oeste (51 casos/100 mil) e Nordeste (37 casos/100 mil). Na região Norte é o segundo mais incidente (21 casos/100 mil).

A idade é o principal fator de risco e, o número de casos aumenta de forma acelerada após os 50 anos. Sua ocorrência está relacionada ao processo de urbanização da sociedade, evidenciando maior risco de adoecimento nas mulheres com elevado nível socioeconômico.

 

Diagnóstico precoce

Ainda de acordo com o INCA, as formas mais eficazes para detecção precoce do câncer de mama são o exame clínico da mama e a mamografia. Para o controle do câncer de mama, é recomendado que as mulheres realizem exames periodicamente. É necessário que a mulher conheça o próprio corpo e caso veja alguma alteração, já procure atendimento médico, pois o exame das mamas realizado pela própria mulher não substitui o exame físico realizado por profissional de saúde em atendimento hospitalar qualificado para essa atividade. O diagnóstico precoce aumenta a chance de cura do câncer de mama.

 

Histórico

O movimento popular internacionalmente conhecido como Outubro Rosa é comemorado em todo o mundo. O nome remete à cor do laço rosa que simboliza a luta contra o câncer de mama e estimula a participação da sociedade. Este movimento começou nos Estados Unidos nos anos 90, onde vários Estados tinham ações isoladas referentes ao câncer de mama no mês de outubro.

 

No Brasil, a primeira iniciativa pública de adesão ao Outubro Rosa foi a iluminação em rosa do monumento Mausoléu do Soldado Constitucionalista, mais conhecido como o Obelisco do Ibirapuera, em São Paulo/SP, em outubro de 2002. A cada ano a adesão ao movimento aumenta.

 

Comentários (0)