A última viagem de Moreira

Velado em Palmas e depois em Nazaré, Raimundo Moreira, o único tocantinense de nascimento, alma e coração a sentar-se na cadeira de governador, parte para a última viagem, deixando saudades

Raimundo Moreira parte deixando uma história
Descrição: Raimundo Moreira parte deixando uma história Crédito: Arquivo pessoal

A longa batalha contra o câncer, vencida a cada dia nos últimos 5 anos de tratamento, chegou ao fim para Raimundo Moreira, 65 anos, um dos poucos políticos tocantinenses de nascimento, trajetória e coração que conseguiu trilhar seu caminho após a criação do Estado até chegar a ocupar os maiores postos que um mandato pode conferir. Moreira sentou-se na cadeira de governador. Uma honraria, que pude escutar de sua boca, era um dos maiores motivos da gratidão imensa que nutria pelo então governador Siqueira Campos. Siqueira foi levar seu abraço pela última vez na manhã desta segunda...

 

Conheci Moreira na década de 90, quando fui à Assembléia atendendo o seu convite para uma conversa, da qual saí nomeada Diretora de Comunicação da Casa. Sério, cordato, de fala mansa, sempre em tom baixo ele me falou um pouco de sua história de menino pobre, nascido num povoado de Nazaré, que saiu para estudar fora, formou-se e fez carreira para depois retornar ao seu rincão. Natural que de volta ao Bico do Papagaio trilhasse os caminhos da política, num Estado tão carente de líderes, de referências positivas, de exemplos nos quais se mirar.

 

Posso dizer que Moreira foi exemplo para toda uma geração, não só em Nazaré, onde foi prefeito, mas na região, de onde saiu eleito deputado por cinco vezes, e onde também sua mulher foi prefeita. Independente das disputas eleitorais, curraleiras, tão presentes no interior tocantinense e por tradição, com força especial no Bico, Moreira foi daqueles políticos à moda antiga, que até para brigar, tinha educação.

 

Seu último mandato foi marcado pela doença e seu tratamento. Elegeu-se presidente da Casa, e logo em seguida começou a batalha, perdida definitivamente ontem, domingo, 26. Múltipla falência de órgãos.

 

O Moreira que revi no hall da Assembléia Legislativa, repousando frágilmente no último envoltório que vai devolvê-lo à terra, estava transfigurado pelo tempo e pelos efeitos da luta. Visivelmente envelhecido pelos efeitos da quimioterapia, da doença e do tempo.

 

Na hora do terço, uma amiga da família lembrou que ele teve a morte que todo cristão deseja: suave, serena, segurando a mão da esposa, Rosely, cercado pelos filhos, pelo carinho da família, reconciliado. Numa de suas últimas falas, teria dito isto: que partia com a alma leve.

 

Na última vez que o encontrei, na churrascaria Portal do Sul, ele estava bem, sereno, parecia recuperado, conversando sobre os fatos da política do Estado. Generoso, como sempre, cumprimentou meu filho pequeno e soltou: “êh rapaz, você tem sorte”. É a imagem que guardarei dele depois dos anos de convivência na Assembléia ( com Márcia, Agérbon e tantos outros) e no jornalismo, na vida.

 

Quando o relógio estiver marcando meio dia desta segunda-feira, 27, um avião decolará para a última viagem de Moreira. Ele que tantas vezes fez este trecho de carro, enfrentando o tempo, os buracos, as dificuldades...

 

Após receber todas as honras pelo homem que foi na política e na história do Estado, será recebido e abraçado mais de 600 km ao Norte por familiares, amigos, correligionários e até pelos adversários com quem combateu o bom combate.

 

Enquanto o corpo vai, o espírito, se puder ter clareza e lucidez desta hora, com certeza viajará na memória de tantas coisas vividas ao longo dos 65 anos. E se ele não puder, seu povo viajará na memória, nas conversas que cercam o corpo de quem partiu, de histórias, antes dos momentos finais.

 

Piaçava, o distrito em que nasceu para um futuro improvável de sucesso, vai receber seu filho ilustre para abrigá-lo pela última vez. Moreira traiu seu destino, para o bem, e fez história...

 

Nazaré, orgulhosa, ainda se lembrará dele muito tempo.

 

Conversando com amigos, como o publicitário Linconl de Morais, fomos concluindo que o time do lado de lá vai ficando grande. Moreira segue para o reencontro com Salomão Wenceslau, Poliana Reis, João Ribeiro e tantos outros. Nós ficamos com a saudade.

Comentários (0)