Sete anos de muitas histórias compartilhadas

O Portal T1 Notícias completa 7 anos de trajetória neste final de março. O compromisso maior é de abrir espaço e dar voz aos mais diversos segmentos da sociedade. E a busca pela qualidade continua...

Neste 27 de março, domingo, o T1 Notícias completa sete anos no ar. Muito chão percorrido, muitas experiências, idas e vindas marcaram este período desde que o antigo Blog da Tum, fundando em 2008, transformou-se, naquele final de março de 2009, no Site Roberta Tum.

 

Foram necessários mais três anos até a mudança de nome, para deixar de lado a marca pessoal, do meu nome e da minha experiência no meio político tocantinense para buscar uma concepção mais ampla do que um site que falasse exclusivamente da política tocantinense.

 

Não que fosse ruim. Apenas entendi, à época, que o interesse do público era cada vez mais diversificado, por mais que a política ainda seja o carro-chefe no interesse de leitores, num Estado com a presença do poder público tão forte -  nas esferas municipal, estadual e federal -  na vida das pessoas.

 

No começo da nova fase do T1 Notícias houveram resistências. Por muito tempo o leitor continuou digitando o nome Roberta Tum, que ainda tem uma forte referência nas ferramentas de busca que trazem o leitor até aqui. É uma honra que ainda seja assim, mas a realidade é que o nome e a marca T1 Notícias pegou. Fixou. E o portal ganhou diversidade de temas, estilos, com a passagem por aqui de tantos profissionais diferentes. Impossível citar todos… a estes minha enorme gratidão. Fazem parte da família do T1. São eternos.

 

Ajudando a escrever a história do Tocantins

 

Neste sétimo ano, um número expressivo, que marca um ciclo, passamos novamente por uma re-engenharia. Não que o nome vá mudar, ou a estrutura do portal. Na verdade estamos buscando melhorar o conteúdo, que continuamos produzindo largamente, em diversas áreas. E passamos a investir mais em tecnologia da informação, buscando novas formas de contagiar o leitor, ampliar nossa chegada aos mais distantes municípios do Estado e aos tocantinenses que moram fora. 

 

A missão maior é contar a história contemporânea do Tocantins. Escrita não só pelos agentes políticos mas pelo seu povo. Pelos educadores, pelos diversos protagonistas sociais, por segmentos da sociedade que nem estão organizados institucionalmente mas que se expressam, simplesmente por existir, interagir. Gerar notícia e reagir a ela.

 

O melhor de contar a história, é escrever histórias de vida. Poder interferir positivamente em situações. Continuar dando voz a quem não tem muito espaço nos veículos tradicionais ou nos de comunicação de massa. 

 

No outdoor que colocamos nas ruas da capital está a frase que melhor resume a nossa trajetória: são 7 anos fazendo a diferença para muita gente. Desagradando muitos, mas atendendo o interesse social de uma maioria, mais expressiva ainda. Tocando nas feridas. Expondo posições nem sempre majoritárias, mas necessárias para buscar o equilíbrio entre tantos atores e personagens do contexto político, administrativo, cultural do Estado.

 

Sem medo de eventualmente ser impopular, ou defender bandeiras incompreendidas, tenho me arriscado neste espaço de opinião a provocar debates impensáveis em qualquer lugar que eu trabalhasse, a não ser aqui. No nosso T1 Notícias. Só por isso já teria valido a penar criar e fortalecer este espaço. 

 

Ter linha editorial é tudo. Uma linha transparente. Que pode ser lida claramente, sem entrelinhas. Na cobrança a autoridades para que cumpram seu papel. Na crítica dura a agentes políticos, e nos raros porém merecidos elogios que ainda escrevo de vez em quando.

 

O mais legal é que o T1 tem hoje um pouco de cada profissional que passa por aqui, sem perder a linha e o foco prioritário que e fazer jornalismo à serviço dos interesses maiores da sociedade.

 

Um jornalismo que incomode,  mais do que acomoda e por isso mesmo difícil de fazer sem perder amigos e eventualmente criar inimigos. Uma parte amarga do trabalho, a qual a gente acaba se acostumando. 

 

Neste momento difícil pelo qual o Tocantins passa, fruto da perda do controle dos gastos públicos que ocorreu ao longo dos últimos anos, é preciso ter luz e lume. Rumo e prumo. Clareza e civilidade. Para escrever esta história chamando, vez ou outra, homens públicos a suas responsabilidades maiores. Esta, que não é com seus grupos políticos, mas com a população deste Estado, carente de saídas e soluções. O Tocantins no entanto, não é uma ilha e sofre, sem dúvida, com as sacudidas da política e economia nacionais. Por isto também há momentos de alternância entre criticar e dar tempo ao tempo. A espera do resultado das ações que se deseja ver acontecer.

 

O T1 não está aqui com a pretensão de mudar o mundo. Pretendemos apenas deixar nossa contribuição ao contar o avesso e o direito de cada história. O que está na luz e eventualmente o que está nas sombras dos bastidores. Ao leitor, é que cabe a formação da sua própria opinião. Diante dos fatos e da análise deles. Eventualmente, confrontante com a sua. O desafio é fazer diariamente este jogo, sem perder a leveza e a esperança de estar sim, ajudando na construção de um mundo mais justo, um Tocantins mais fraterno, próspero e feliz na medida do possível. 

 

Que venham os próximos anos. E que a gente possa contar com a companhia de vocês, milhares de leitores que são o motivo desta equipe seguir em frente superando suas limitações, corrigindo seus erros e erguendo-se a cada dia na determinação de fazer um jornalismo melhor e mais comprometido com as causas que valem a pena.

 

Recebam meu grande abraço! E um sincero obrigada por tudo!

Comentários (0)