Bonifácio, Toinho ou Amália podem disputar presidência da Casa na sucessão da AL

No grupo eleito na base do governador eleito Marcelo Miranda, já despontam nomes entre os reeleitos: Bonfiácio admite que é candidato, Toinho colocou nome à disposição e PT pode escolher Amália

Bonifácio coloca nome
Descrição: Bonifácio coloca nome Crédito: T1 Noticias

Ainda falta muito tempo para a eleição da nova Mesa Diretora da Assembléia Legislativa, que deve acontecer em fevereiro próximo, mas o ambiente já é de articulação entre os deputados reeleitos que apoiaram Marcelo Miranda ao governo do Estado e pretendem colocar seus nomes na disputa pela presidência.

 

“Eu sou candidato”, admitiu na manhã desta terça-feira, 28, o deputado José Bonifácio, em entrevista ao T1 Notícias sobre o assunto. “Até agora sei de mim e do Toinho que conversou comigo sobre o assunto”, confirmou. Para Bonifácio, é mais fácil que um deputado já experiente, de dois ou mais mandatos consiga construir uma candidatura dentro do grupo, do que um novato na Casa.

 

“Eu acho que o presidente sai do grupo antigo. É mais fácil conseguir os votos até dos companheiros que hoje estão na bancada do governo”, cogita o deputado, do PR. “É uma eleição que só se define em um turno se o candidato tiver maioria, metade mais um, que somam 13 votos”, diz ele.

 

Toinho colocou nome à disposição

 

Evitando colocar candidatura à presidência, o deputado Toinho Andrade disse ao T1 Notícias que ainda é cedo para tratar do assunto. Em pronunciamento no dia 21 passado no entanto, o deputado portuense de terceiro mandato, colocou o nome à disposição dos companheiros ao avaliar o momento pelo qual passa o Estado e a necessidade de que o parlamento seja um “mediador de conflitos”.

 

“É muito importante que tenhamos um parlamento forte (...) quero participar, contribuir, cumprir a missão para a qual o povo do Tocantins me trouxe até aqui”, disse.

 

Para Bonifácio, ele e Toinho devem votar juntos. “A gente tem caminhado mais ou menos juntos nessas decisões”, admitiu. Segundo o deputado, a tendência é que dos dois, o que conseguir agregar mais votos tenha o apoio do outro.

 

Amália pode ser indicação do PT

 

Nos bastidores a informação é de que o Partido dos Trabalhadores pode definir o nome da deputada Amália Santana também como pré-candidata, apostando num perfil tranquilo e conciliador. Ouvido pelo portal na manhã desta terça-feira, o deputado José Roberto sorriu e desconversou: “não sei, vamos ter que ouvir a deputada”.

 

Na sessão desta terça-feira, Amália Santana fez a defesa de que as mulheres sejam tratadas com respeito nos embates políticos, numa referencia à abordagem agressiva feita pelo senador Aécio Neves contra a presidente reeleita Dilma Roussef durante o embate eleitoral. “A mulher deve ocupar todos os espaços e ser tratada de forma respeitosa”, pondeou.

Comentários (0)