Em release, SSP de GO diz que dinheiro estava com Douglas e santinhos no avião

O dinheiro apreendido na operação da PC de Goiás, que prendeu Douglas Schimitt e mais 3 pessoas, não estava na aeronave mas de posse do empresário. Já pouco mais de 3kg de panfletos estavam no avião

Cerca de 3,6kg de santinhos estavam no avião
Descrição: Cerca de 3,6kg de santinhos estavam no avião Crédito: SSP-GO

Policiais Civis do GENARC de Itumbiara e da Delegacia da Polícia Civil de Piracanjuba chefiados pelos Delegados de Polícia Rilmo Braga e Vicente Paulo e Silva e coordenados pelo Delegado Regional de Polícia de Itumbiara Ricardo Chueire prenderam na tarde de ontem na referida cidade Lucas Marinho Araujo, de 22 anos (laranja que cedeu a conta em Piracanjuba), Roberto Carlos Maya Barbosa, de 46 anos (piloto), Marco Antonio Jayme Roriz, de 46 e o chefe da associação criminosa Douglas Marcelo Alencar Shimtt, de 39 anos, suspeitos da prática de crimes de Lavagem de Dinheiro, Associação Criminosa(antigo crime de quadrilha ou bando) e Crime Contra a Ordem Tributária, cometidos em Piracanjuba nos últimos dias.

 

Investigadores do GENARC monitoravam pistas de pouso clandestinas na região sul do estado que estariam sendo utilizadas para a troca transporte de grande quantidade de drogas para a região e que agências bancárias das cidades mais próximas estariam sendo usadas para lavagem de dinheiro proveniente do tráfico.

 

Durante a vigilância policial foi identificado o pouso da aeronave apreendida na cidade de Piracanjuba, razão pela qual a operação policial foi desencadeada.

 

No local identificamos os presos Douglas, Lucas e Marco, que chegaram no aeroporto de Piracanjuba em um Hilux, enquanto o piloto já estava com o avião ligado e pronto para a decolagem, mas que foi perseguido, abordado e impedido de decolar pelos Policiais Civis.

 

Todos foram abordados e apreendido na posse de Douglas R$ 500.000,00(quinhentos mil reais) e 3,6 kg de folhetos políticos no interior do avião. Nenhum entorpecente foi localizado, razão pela qual a Delegacia Regional foi acionada.

 

Os presos foram encaminhados para Polícia Civil local  e autuados pelos crimes de lavagem de dinheiro, associação criminosa e crime tributário , foram recolhidos a carceragem da SAPEJUS e a prisão devidamente comunicada ao Poder Judiciário e Ministério Público da Comarca de Piracanjuba.

 

Já na Delegacia todos, menos o piloto, confessaram aos policiais que aquele dinheiro se destinava a custear despesas de campanha do Candidato Marcelo Miranda ao Governo de Tocantins, porém, ao terem o direito de acesso a Advogado, mudaram a versão e passaram a afirmar que seria fruto de um empréstimo tomado por Douglas em Brasília e que a conta do Piracanjubense Lucas teria sido emprestada para isso, ou seja, receber o dinheiro.

 

O piloto por sua vez indicou que a aeronave pertence ao tocantinense Ronaldo Japiassú e que este lhe ordenou que atendesse com o avião um "tal" Cleanto, participante da campanha do PMDB em TO, mas que nada sabia sobre dinheiro ou campanha política.

 

Importante esclarecer que o Inquérito Polícia será concluído em Itumbiara, em atuação conjunta dos Delegados do GENARC, Piracanjuba e da Delegacia Regional, e que o mesmo será finalizado e remetido ao Poder judiciário de Piracanjuba e este  visa somente a elucidação dos crimes pelos quais os detidos foram autuados, sendo que, diante dos indícios fortes de crimes eleitorais, a Procuradoria Regional Eleitoral de Tocantins(Ministério Público Federal) e TRE daquele Estado receberão cópias integrais do procedimento lavrado em Goiás, para que lá se apure se realmente trata-se de dinheiro oriundo de Caixa 2 de Campanha, uma vez que tal investigação não é de responsabilidade da PC-GO.

 

Saiba mais:

Em Goiás, avião é apreendido com R$ 500 mil e material de campanha de Miranda

Avião apreendido é de empresa contratada pelo Governo: ATN confirma contratos

Comentários (0)