Geo diz estar sofrendo retaliação: Prefeitura pediu sua retirada de Conselho

Após o prefeito de Palmas, Carlos Amastha, processar o vereador de oposição professor Junior Geo, um vereador da base, Marreco, pediu a retirada do parlamentar do Conselho de Mobilidade e Transporte..

Vereador professor Junior Geo
Descrição: Vereador professor Junior Geo Crédito: T1 Notícias

O vereador da oposição professor Junior Geo (PROS) informou ao T1 Notícias na tarde desta quarta-feira, 23, que ainda não foi notificado da ação movida pelo prefeito de Palmas, Carlos Amastha (PP) contra ele.

Amastha alega ter sido ofendido pelo vereador, da tribuna da Câmara de Palmas, conforme matéria veiculada no portal T1 Notícias. Geo disse que houve direcionamento na licitação para contratar a empresa responsável pelo estacionamento rotativo de Palmas, que ainda não foi finalizada, mas teve apenas uma empresa habilitada.

"Estou sabendo pela imprensa e na realidade, a partir de tal fato, eu entendo que o prefeito está tentando desviar o foco do possível direcionamento da licitação" e completou: "ele quer que o assunto se torne uma polêmica contra um parlamentar que estava no uso da sua atribuição, que é o de fiscalizar o executivo".

O vereador defendeu o seu direito de fiscalização afirmando que "o parlamentar no uso de sua função tem imunidade parlamentar. É o que rege o artigo 53 da Constituição", defendeu. Disse ainda que sua função é a fiscalização do erário público em relação à gestão, “em momento nenhum é em relação à pessoa. Ele se encontra ali como gestor", disse.

O parlamentar informou que quando for notificado da ação irá estudá-la para saber que providência tomará a respeito.

 

Retaliação

Junior Geo também tem sido alvo dos vereadores da base após ter feito declarações polêmicas acerca da forma como a Prefeitura está discutindo o reajuste na passagem de transporte coletivo em Palmas. Geo diz que está sofrendo retaliação e que se sente perseguido.

Na sessão da manhã desta quarta-feira, 23, na Câmara de Palmas, o vereador da base Marreco Moto Táxi pediu que Geo fosse retirado do Conselho de Mobilidade e Transporte por não comparecer as reuniões.

O vereador Junior Geo, que é vice-presidente do Conselho de Mobilidade, disse ao portal T1 Notícias que nunca recebeu um convite, no ano de 2014, para participar de reunião do Conselho. Ele afirmou que desafiou o vereador Marreco a apresentar todos os protocolos dos convites direcionados a ele [Geo] para participar de reuniões do Conselho no corrente ano.

“A gestão tem feito reuniões trabalhando uma contrapartida com relação a tarifa de transporte coletivo, o que eu acredito que é algo coordenado em parceria com a própria empresa, no sentido de colocar um preço um pouco maior e depois dizer que nós conseguimos baixar o preço”, acusou.

Para Geo, “diante do serviço que é prestado, o preço já está muito alto”. O reajuste, segundo o vereador é de 14%. Mesmo afirmando que está sofrendo retaliação, o vereador da oposição disse que não vai deixar de cumprir o seu papel de fiscalizador.

A Prefeitura de Palmas encaminhou uma nota de esclarecimento acerca das declarações de Geo. Afirmou que o Conselho é composto por vários representantes da sociedade organizada, que não existe qualquer definição sobre aumento no preço da tarifa, lamentou os ataques do vereador, afirmou que o parlamentar sequer comparece as reuniões e confirmou que pediu a substituição do vereador no Conselho.

 

Nota da Prefeitura

Sobre acusações do vereador Júnior Geo referente ao aumento da tarifa do transporte coletivo da Capital, a Prefeitura de Palmas esclarece à imprensa e à população que: 

1º) O Conselho Municipal de Acessibilidade, Mobilidade e Transporte atacado pelo vereador é composto por vários órgãos e sociedade civil organizada, como por exemplo, a Ordem dos Advogados do Brasil – seccional Tocantins, Associação Comercial e Industrial de Palmas – ACIPA, Câmara dos Dirigentes Lojistas de Palmas – CDL e Ministério Público Estadual – MPE. Órgãos que são pautados pela legalidade de suas ações, não se reunindo às escondidas ou praticando qualquer ato mencionado pelo vereador. 

2º) Não existe qualquer definição em relação ao aumento da tarifa. A planilha apresentada pelo Sindicato das Empresas do Transporte Urbano de Palmas (Seturb) foi discutida pela Câmara Temática de Transporte (uma das quatro instituídas pelo Conselho, cujos membros foram definidos por votação) em duas reuniões realizadas este ano. O estudo feito por esta Câmara será apresentado na reunião ordinária do Conselho que acontece na próxima quinta-feira, às 14 horas, no auditório do Previpalmas. Na oportunidade todos os membros do Conselho serão munidos de informações para que num prazo de 15 dias, se reúnam novamente e definam a necessidade de aumento ou não da tarifa.

 3º) Lamentamos a forma equivocada como o vereador trata o assunto, uma vez que sequer comparece a todas as reuniões para as quais é convocado e que deveria participar, já que é o vice presidente do Conselho Municipal de Acessibilidade, Mobilidade e Transporte. Júnior Geo é membro também da Câmara Temática de Audiências Públicas que já realizou duas reuniões, e ele esteve presente em apenas uma. 

5º) A Secretaria Municipal de Acessibilidade, Mobilidade e Transporte enviou ofício ao presidente da Câmara Municipal de Palmas, vereador Major Negreiros, solicitando a substituição do vereador Júnior Geo, por um vereador que tenha real interesse em discutir o transporte coletivo da Capital. Pois além de não atender a todas as convocações se comporta de forma inadequada fazendo acusações infundadas.

 

Saiba mais:

Amastha processa vereador Junior Geo por ofensa sofrida da tribuna da Câmara

Comentários (0)