José Bonifácio dispara acusações de compra de votos no Bico contra colegas

Amélio que estava presente respondeu. Bonifácio disparou acusações contra Eduardo Siqueira Campos, Olyntho Neto e Amélio Cayres. Deputado disse que não se orgulha de eleição com abuso de poder...

Deputado estadual José Bonifácio
Descrição: Deputado estadual José Bonifácio Crédito: Bonifácio/T1Notícias

O deputado estadual José Bonifácio (PR) disparou ataques ao deputado eleito Eduardo Siqueira Campos (PTB) da tribuna durante a sessão da manhã desta terça-feira, 14, na Assembleia Legislativa (AL), ao discursar que não se orgulha de uma eleição em que o engodo foi o abuso do poder econômico e abuso de poder político. Amelio Cayres(SD) também foi citado por Bonifácio, que disse que o colega colocou uma liderança para comprar seus votos em Tocantinópolis e, ainda, o deputado eleito Olyntho Neto. O tom do discurso foi de crítica contra colegas e acusações. 

 

Bonifácio fez críticas ao seu próprio partido, afirmando que o PR errou ao "nos jogar num chapão suicida na intenção de eleger um deputado federal, que não chegou nem perto". O parlamentar afirmou que, enquanto isso, o deram como derrotado. "Mas tentei fazer uma eleição contra tudo e contra todos, perseguido na minha região, onde se comprou o voto dos meus compadres a troco de dinheiro, Eternit, tijolos, cimento e falta de vergonha", disparou Bonifácio.

 

Bonifácio afirmou que ganhou com muita luta em sua região, “sem pagar uma conta de água ou botijão de gás”. O parlamentar citou uma reportagem do T1 Notícias em que ele afirmou que “chegou a oferecer R$ 15 mil para uma colônia de pescadores”, se referindo a Eduardo Siqueira.

 

Amélio Cayres também foi citado por Bonifácio, que disse que na sua cidade [em Tocantinópolis] o colega parlamentar comprou pessoas através de uma liderança. Segundo Bonifácio, Amélio Cayres conseguiu votos em sua região depois de ter sido “acossado. Correu até para cima de mim porque o príncipe estava comprando votos”.

 

Outro citado por Bonifácio foi o deputado eleito Olyntho Neto que, segundo o parlamentar, em Aguiarnópolis, “de forma milionária conseguiu desmontar meus votos e os votos da deputada Luana Ribeiro”, ambos do PR.

 

Bonifácio disse que conseguiu, com poucos recursos, “enfrentando a vilania do poder econômico e político, vencer” e garantiu “sou mais duro que rocha”. Ele também chegou a declarar apoio a Aragão, caso seja mesmo candidato a prefeito de Palmas e, por fim, disse aos colegas que enquanto eles estão “enganados pelo sabor da vitória, uma vitória que saiu de uma luta suicida, eu sou vitorioso dentro das minhas possibilidades, mas não feliz e satisfeito de entrar nessa briga onde imperou o direito do poder daqueles que detinham o poder de compra e o poder de mando”.

 

Amélio rebateu

Ao subir na tribuna, Amélio Cayres disse que a luta a que Bonifácio se referiu é de todos os parlamentares e que discorda dele, “quando diz que eu atropelei vossa excelência em Tocantinópolis. Esse espaço o senhor perdeu, ninguém o tomou, mas o senhor deixou de ocupar e eu consegui”, disse Amélio Cayres ao afirmar que se orgulha de ter conseguido 818 votos na cidade. Amélio ainda considerou que Bonifácio ganhou espaço em cidades em que ele perdeu alguns votos, como Esperantina e Augustinópolis, e que isso é um processo natural da política.

 

Olyntho justifica votos

O deputado Olyntho Neto afirmou que seus votos em 115 dos 139 municípios se deu por causa do sentimento de mudança e de renovação dos eleitores e não por compra de votos, como acusou Bonifácio. 

 

O Portal T1 Notícias contatou a assessoria de Eduardo Siqueira Campos para saber se ele pretende responder o deputado e aguarda resposta. 

Atualizada às 11h45.

 

Comentários (0)