Kátia Abreu diz que Tocantins vive "estado de apagão" nos últimos quatro anos

"Tocantins vive nos últimos anos um estado de apagão com governo ficando quatro anos fazendo campanha eleitoral", disse a senadora

Senadora Kátia Abreu
Descrição: Senadora Kátia Abreu Crédito: T1 Notícias

O Estado do Tocantins vive nos último quatro anos um estado de apagão. A declaração foi da senadora Kátia Abreu a moradores do Jardim Aureny III, na Capital.  Para a Senadora  “são quatro anos perdidos, com o Estado em situação precaríssima, dificílima” e que os programas do Governo Federal não chegam plenamente ao Estado, beneficiando cidades do interior, por falta de projetos, como o Minha Casa Minha Vida, que só chega  às quatro maiores cidades do Estado porque é  automático para cidades com mais de 50 mil habitantes, e obras de urbanização em cidades pequenas.  “Esse governo passou quatro anos fazendo campanha, não houve gestão, mas uma obsessão em eleger o filho.



Centenas de pessoas  reuniram-se na noite de quarta-feira, 30,  na sede do Projeto  Ação Solidária no Jardim Aureny III  em Palmas, para receber a senadora Kátia Abreu (PMDB), candidata à reeleição pela coligação “A Experiência Faz a Mudança”.  Falando do livre arbítrio que permite a cada ser humano ter projetos e sonhos, Kátia se referiu ao governo do Tocantins – atual e passado – como um projeto que não deu certo. “Quando apostamos num projeto e ele não dá certo, todos nós nos sentimos frustrados. É como um castelo de areia que desmorona”, disse a senadora, acrescentando que “o que não pode desmoronar é nosso sonho, nossa vontade de não desanimar”.



A senadora se revelou angustiada com o desânimo observado nas pessoas atualmente no que se refere à política partidária e conclamou os eleitores a exercerem seu direito ao voto. “Todos temos o direito de fazermos nossas escolhas. Você pode votar ou se omitir que, de qualquer maneira, alguém vai estar lá, vai ser eleito. Então, melhor que a gente contribua para que pessoas boas sejam eleitas”,  enfatizou, acrescentando que quem faz a escolha pela vida pública na política partidária, “tem que levar a sério, ou mudar de profissão. Tem que ter na alma e no coração o espírito público e estar disposto a transformar vidas, a mudar o destino de pessoas”.



Demonstrando  indignação, a Senadora citou que faltando apenas três dias para a convenção partidária, a Assembleia Legislativa do Tocantins decidiu “cassar” o direito do  ex-governador Marcelo Miranda  a concorrer às eleições de outubro. “Foram 16 deputados que, na calada da noite, resolveram cassar o Marcelo Miranda. Os mesmos que pouco tempo atrás, quando ele era governador, ‘carregavam água num jacá pra ele; foi só ele descer a rampa do Palácio Araguaia, e lhe enfiaram uma faca nas costas. Era a única maneira de não perderem a eleição.  Mas o poder de Deus é tão grande, que eles erraram na hora de votar. E não me digam que foi sorte, porque sorte é a palavra que Deus inventou para manter o milagre no anonimato. E basta termos temor a Deus e propostas legítimas para o povo, que Deus já sabe o que vai fazer”, disse a senadora, referindo-se à rejeição das contas do ex-governador em sessão única da AL, que resultou em decreto anulado pela Justiça Eleitoral e na elegibilidade de Miranda.
 

SAÚDE
Ainda  indignada, agora  com os problemas na saúde pública em todo o Estado, Kátia Abreu disse que os governantes devem se colocar no lugar do outro, para terem o sentimento de emergência do qual todos precisam, e questionou:  “Por que uma UPA (Unidade de Pronto Atendimento) não pode funcionar como uma clínica particular”? E citou, entre diversos exemplos, o Hospital Regional de Gurupi, cujo recurso de R$ 41 milhões foi liberado ainda no primeiro ano desta gestão e por “absoluta inépcia”, as obras não foram sequer iniciadas, assim como as reforma do Hospital Regional de Araguaína e do Hospital de Porto Nacional.
 

Kátia Abreu disse ainda que o Tocantins vive nos últimos quatro anos um estado de apagão. “São quatro anos perdidos, com o Estado em situação precaríssima, dificílima” e que os programas do Governo Federal não chegam plenamente ao Estado, beneficiando cidades do interior, por falta de projetos, como o Minha Casa Minha Vida, que só chega  às quatro maiores cidades do Estado porque é  automático para cidades com mais de 50 mil habitantes, e obras de urbanização em cidades pequenas.  “Esse governo passou quatro anos fazendo campanha, não houve gestão, mas uma obsessão em eleger o filho.

 

COMPROMISSOS
A senadora assumiu o compromisso de trazer para Palmas uma Escola Técnica Federal de Tempo Integral “para ocupar os jovens, para que não sejam roubados de suas famílias pelo crack, pela cabeça vazia”, e lembrou que o Pronatec – Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego – teve o Tocantins em primeiro lugar em todo o Brasil, com  24.615  alunos  formados no período de quatro anos e meio, sendo que o segundo colocado, Goiás, teve 14.559 alunos formados no mesmo  período. Lembrou também que em um ano, conseguiu dobrar o orçamento do Sebrae-TO, destinado à qualificação dos Micro e Pequenos Empreendedores Individuais, que são uma forma extremamente significativa na economia do Estado.
 

DESAFIO
Kátia afirmou ainda que um de sues grandes desafios na próxima gestão, será transformar a capital, Palmas, na capital tecnológica do Brasil, “com imposto zero para toda empresa que quiser investir em tecnologia em nosso estado”, e que a  Capital precisa conquistar sua independência do emprego público, com sua industrialização e desenvolvimento do cinturão verde no entorno da capital. A senadora enfatizou que o Tocantins é uma das últimas fronteiras agrícolas do mundo, com sua imensa área irrigável e propícia à produção de alimentos com sustentabilidade ambiental. E concluiu: “confiem em nós, em Dilma Rousseff e em Marcelo Miranda, para fazermos esse projeto dar certo”.
 

PRESENÇAS
Além da senadora e candidata à reeleição Kátia Abreu, do candidato a vice-governador de Marcelo Miranda,  Marcelo Lélis  e do candidato a primeiro suplente de senador  Donizete Nogueira (PT), também estiveram presentes à reunião o deputado federal candidato à reeleição Irajá Abreu (PSD); o vereador por Palmas e presidente do Projeto Ação Solidária Iratã Abreu ; o suplente de vereador por Palmas PC Lustosa ; os candidatos a deputado estadual pela coligação “A Experiência Faz a Mudança” Sônia Mundim, Pedro Siqueira Campos, Zé Aroldo e Cléber do Armazém Paraíba, além jovens, profissionais liberais de diversos segmentos e lideranças comunitárias.

 

Comentários (0)