Kátia se reúne com agricultores e diz que agronegócio tem bancado o Estado

O produtor não pode ficar à margem do desenvolvimento porque nestes quatro anos, o agronegócio é que tem bancado o Estado, diz Kátia aos produtores de 34 assentamentos rurais do entorno de Palmas

Senadora Kátia Abreu em reunião com agricultores
Descrição: Senadora Kátia Abreu em reunião com agricultores Crédito: Ascom

Presidentes, membros de Associações e  representantes de 34 assentamentos rurais do entorno de Palmas se reuniram nesta quinta-feira, 31, com a senadora e candidata à reeleição Kátia Abreu (PMDB), da Coligação A Experiência  Faz a Mudança,  levando uma pauta de reivindicações da categoria que inclui, entre outros, construção e pavimentação de estradas, titulação definitiva de lotes de terras, assistência técnica, licenciamento ambiental,  acesso às linhas de financiamentos bancários para aquisição de maquinário de utilização no campo e industrialização da produção.



Kátia disse aos produtores que sabe o que cada um passou na construção do Estado do Tocantins, pois também  participou desse processo, e que “agora que o desenvolvimento está chegando, apesar desses últimos quatro anos de retrocesso em que o agronegócio é que tem bancado o Estado, o agricultor não pode ficar de fora”, afirmou, lembrando que o estado tem um modal de transporte composto por rodovias, ferrovia e hidrovia que viabiliza a exportação do que se produzir aqui para toda a região Norte pelo Porto de Belém e até para o exterior. E enfatizou a necessidade do conhecimento para que os pequenos agricultores multipliquem sua produção, que ´´é  importante tanto saber como se faz como saber fazer melhor, e que isso só é possível através dos novos horizontes, da nova visão que as pessoas passam a ter a partir do conhecimento técnico”.


Para Wilton da Silva Macedo (Irmão Wilton), presidente da CentralPar , entidade que congrega as Associações de Produtores Rurais do Entorno de Palmas, um dos grandes problemas do chamado Cinturão Verde de Palmas é a falta da agroindústria e o descaso do poder público com o pequeno produtor e o agricultor familiar. “Muito do que produzimos, não temos como vender por falta da industrialização. Se levamos à feira o leite, por exemplo, vem o fiscal e derrama. Se levamos o frango, a fiscalização em e toma. Mas não temos um laticínio para o qual vendermos”, reclama Wilton. Ele afirma também que dois galpões que foram construídos em assentamentos, sendo um para processamento da mandioca in natura e outro para produção de farinha, estão abandonados por falta de  maquinário. “O descaso do Governo do Estado é tamanho, que os recursos foram liberados e devolvidos por falta de aplicação”, aponta o agricultor.


Depois de ouvir e anotar  às inúmeras reivindicações, Kátia Abreu lembrou que a vocação natural do Tocantins é o agronegócio  e que, em todo o Brasil, mais de um terço da agricultura está nas mãos de pequenos produtores , para em seguida responder e  apontar a solução caso a caso, pessoa por pessoa, como, por exemplo, determinando o envio de um técnico agrícola a um assentamento e a execução de um plano de negócio para justificar os investimentos. A Senadora citou que a assistência técnica no campo está novamente regulamentada através de um projeto seu apresentado à presidente Dilma, anos depois de haver sido extinta pelo governo do ex-presidente Collor. “A Agência já está regulamentada e em fase de publicação de editais para liberação de recursos”, afirmou a senadora, que defensora da educação e formação técnica no meio rural. “Nós vimos que em todo o Brasil urbano, houve uma transformação, uma mobilidade social que elevou grande parte da população pobre à classe média, mas não vimos isso no campo. Minha luta é para fazer essa transformação acontecer no campo, é levar os produtores mais fracos a um patamar mais alto, precisamos ter a classe média dos agricultores, do agricultor familiar”, disse a senadora, lembrando que o Tocantins é o primeiro colocado em todo o país na formação de alunos pelo Pronatec – Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego.

 

Comentários (0)