MPF divulga telefones e site para eleitor denunciar tentativas de compra de voto

O Ministério Público Eleitoral (MPE) divulgou número de telefone e ações para coibir compra de votos. Denúncias são de abuso de poder e práticas que levam a crer no ilícito no Tocantins...

Após denúnicias de condutas que não condizem com a legislação eleitoral e levam a crer que haja compra de votos escancaradas por parte de alguns políticos no Tocantins, em especial no Bico do Papagaio, o Ministério Público Eleitoral (MPE) divulgou o número de telefone (63)3219-7202 para que o denunciante formalize a denúncia e esclareceu informações a respeito de com age o órgão neste caso.
 
 
Além de poder denunciar pelo telefone, o cidadão pode procurar pessoalmente o MPE na sede da Procuradoria Regional Eleitoral no Tocantins, no MPF em Palmas, como nas Promotorias Eleitorais onde atuam os promotores eleitorais, membros do Ministério Público do Estado do Tocantins. O cidadão também pode denunciar a prática no endereço  www.prto.mpf.gov.br .
 
 
De acordo com o MPE, a Polícia é a responsável por realizar o flagrante. "A Polícia deve realizar o flagrante, se conseguir verificar o fato no momento em que está ocorrendo. Caso receba notícia depois que o mesmo já se consumou, deve instaurar inquérito policial para a investigação". 
 
 
Segundo o MPE, os instrumentos disponiveis para denunciar a compra de votos são a Ação de Investigação Judicial Eleitoral (Aije), a Ação de Impugnação de Mandato Eletivo (Aime) e a Ação Penal. 
 
 
Para o Ministério Público Eleitoral a conscientização dos eleitores é fundamental para que a prática seja definitivamente extinta. Para isso, o MPE afirma que promove a cada eleição campanhas de conscientização dos eleitores, produção de VT's e cartazes. "Este ano, o mote da campanha é 'Por uma disputa justa'. Além de buscar conscientizar os eleitores, o Ministério Público Eleitoral ajuiza as ações tendentes à punição dos responsáveis, tanto na área eleitoral como criminal", garante. 
 
 
Abuso de poder
 
O Portal T1 Notícias divulgou recentemente matérias que apontam outra prática que é ilegal frente a disputa eleitoral, que é o abuso de poder. O deputado José Bonifácio contou que no Bico do Papagaio alguns prefeitos trocam apoios por benesses. A uma colônia de pescadores, conta que candidato concorrente chegou a oferecer R$15 mil. 
 
 
O candidato a deputado federal Freire Júnior contou ao Portal que no Bico do Papagaio está evidente o abuso de poder econômico e que lideranças são pagas para apoiar candidatos. Ele apontou ainda o excesso de carros de som em Augustinópolis a serviço da coligação adversária.  
 
Saiba mais:
 
 

Comentários (0)