Resolução é aprovada: candidatos tem até 72 h antes do processo para registro

Na CCJ na tarde desta terça-feria, 22, os deputados acordaram em alterar prazo de até 6 dias para registro de candidatura para até 72 horas antes do processo de eleição...

Os deputados estaduais acordaram em alterar o Artigo número 2º da Resolução que dispõe sobre as eleições indiretas para preenchimento do cargo de governador e vice-governador do Estado do Tocantins. Agora, o PMDB e outros partidos que estavam se sentindo prejudicados com o prazo de até seis dias antes do processo para registro de candidatura, não devem mais ser excluídos.

Após ter sido apreciada e aprovada na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), a Resolução foi aprovada com a emenda de modificação no plenário da AL.

Os parlamentares acordaram entre si que o artigo deveria ser alterado e o deputado José Bonifácio (PR), que pediu vista da matéria na manhã desta terça-feira, 22, devolveu a Resolução com uma emenda modificativa que altera o prazo de registro de candidaturas de seis dias para até 72 horas antes do processo eleitoral.

A polêmica foi calorosamente debatida na manhã desta terça, tendo em vista que o deputado José Augusto Pugliese, pré-candidato do PMDB, afirmou que o partido ficaria de fora do processo de eleições já que a convenção da sigla já está marcada para o próximo dia 29 e não teria prazo para escolher o nome do PMDB. O partido, conforme informou o deputado, continua com "a data da convenção inalterada e também vai indicar seus candidatos no processo de eleições indiretas", garantiu.

Pugliese declarou que o debate contribui com o processo: "a AL é para isso mesmo. A gente não pode se conformar com as injustiças. Era injusto para o Estado que o PMDB ficasse de fora desse processo. Como que o PMDB ia ficar de fora de tudo?".

Conforme havia adiantado o deputado, devolvida a matéria ao plenário ela seria aprovada e o publicada imediatamente. "É justamente para publicar e dar o prazo. Se a gente deixar isso para amanhã é um dia a menos", disse.

Ainda conforme o deputado, aprovada a matéria, o período de registro de candidaturas no processo de eleição indireta para governador e vice-governador "começa a valer a partir de amanhã", afirmou Pugliese.

 

Saiba mais:

Relator devolve matéria sem nenhuma alteração: Bonifácio pede vista por Pugliese

Urgência em Resolução é aprovada e Amélio Cayres já convoca reunião da CCJ

Atualizada às 18h48.

Comentários (0)