Reunião do PMDB para discutir nome que disputará indiretas na AL é adiada

A Executiva regional do PMDB se reúne na próxima semana, após o feriado, para discutir os três nomes do partido que já anunciaram a intenção de ser o candidato. A reunião estava marcada para esta 2ª..

Presidente regional do PMDB Leomar Quintanilha
Descrição: Presidente regional do PMDB Leomar Quintanilha Crédito: T1 Notícias

O presidente regional do PMDB, Leomar Quintanilha, deve convocar reunião com os membros do diretório na próxima semana, após o feriado. Na pauta do encontro está a discussão dos três nomes que já anunciaram a pretensão de ser o candidato do partido na eleição indireta da Assembleia Legislativa (AL), que acontecerá dia 4 de maio, domingo. A informação foi confirmada pelo deputado federal Junior Coimbra em entrevista exclusiva ao Portal T1 Notícias.

A reunião que estava prevista para acontecer nesta segunda-feira, 14, foi adiada devido o feriado e não tem data confirmada para ser realizada.

 

Os pré-candidatos do PMDB são: Luciano Coelho, membro do diretório; deputado estadual José Augusto Pugliesi e o empresário Dito do Posto, que lançou seu nome na última quarta-feira, 9.

 

O deputado federal disse que “se na reunião confirmar a permanência da candidatura própria, já tem que sair com a data da convenção marcada”, considerando que a eleição já está próxima e “a decisão é do partido, não é só da executiva, então temos que mobilizar todo o estado, os delegados municipais”.

 

Para Júnior Coimbra, os três pretensos candidatos são fortes. “Todas as três pré-candidaturas são legítimas, os três são membros do diretório regional e tem total legitimidade para ser o governador do PMDB nas eleições do dia 4 de maio”, disse o deputado federal.

 

Júnior Coimbra disse que se fosse um eleitor nesse pleito, com certeza votaria no candidato do PMDB, independente de quem fosse. Nas eleições indiretas apenas os deputados estaduais tem direito ao voto. “A candidatura que for homologada pelo diretório certamente terá o nosso aval e o nosso apoio”, afirmou Coimbra.

 

União das oposições

Júnior Coimbra disse que provavelmente não participará das discussões internas acerca da eleição indireta, “porque são discussões entre os deputados, que são os eleitores. Mas se houver coerência entre eles a tendência natural é que uma candidatura só possa chegar no dia 4 de maio para confrontar com a candidatura governista”.

 

O deputado federal ainda declarou que “eu torço pra que isso aconteça. Um candidatura só, das oposições, possa estar chegando lá e fazendo frente de oposição, para que possa ter chance de eleger o governador para esse governo tampão de 8 meses.

 

Polêmica do tempo de filiação

Ainda na entrevista exclusiva concedida ao T1 Notícias o deputado federal comentou a possibilidade de Sandoval Cardoso (SD) disputar a indireta. “Eu não sou jurista, mas acho que a candidatura do Sandoval ficou prejudicada pelo fato da legislação eleitoral determinar o mínimo de um ano de filiação partidária para poder ser candidato. E essa é uma eleição, então tem que seguir o rito da legislação eleitoral”, afirmou.

 

Júnior Coimbra disse que “a Assembleia não tem poderes para elaborar normas eleitorais, ela pode elaborar normas administrativas pra eleição, mas normas eleitorais tem que se obedecer o rito da legislação eleitoral”.

 

O peemidebista destacou ainda que no caso de ser exigido o tempo mínimo de filiação de um ano, “boa parte dos deputados governistas mudaram de partido no último prazo, então mais da metade deles estariam fora por esse critério”.

 

Atualizada com correções às 21h00.

Comentários (0)